BCE avança com criação do euro digital
Após dois anos de estudos, Banco Central Europeu dará início à fase de preparação da moeda
O BCE (Banco Central Europeu) decidiu avançar com o processo de criação de um euro digital, isto é, uma versão digital da moeda utilizada na maior parte da União Europeia. Com isso, a instituição dará início à fase de preparação da moeda.
Depois de dois anos de estudos, o BCE concluiu a fase de investigação sobre o euro digital nesta quarta-feira (18). Além disso, decidiu dar seguimento ao projeto, passando para etapas como a finalização das regras do euro digital, a seleção dos prestadores de serviços que podem desenvolver a infraestrutura do projeto e a testagem da moeda desenhada nesse processo.
Chamada de fase de preparação, essa etapa deve levar mais dois anos. Segundo o BCE, só depois disso é que a instituição decidirá se a moeda digital da Zona do Euro irá de fato entrar em operação.
Leia também: Jeff Bezos, da Amazon, torna-se o segundo mais rico do mundo
“O lançamento da fase de preparação não constitui uma decisão sobre a emissão de um euro digital. Essa decisão só será ponderada pelo Conselho do BCE quando concluído o processo legislativo da União Europeia”, afirmou o Banco Central Europeu.
Euro digital
Apesar disso, o BCE já antecipou algumas condições da possível moeda digital da Zona do Euro. “Um euro digital seria uma forma digital de moeda que poderia ser utilizada para qualquer pagamento digital no conjunto da área do euro. Seria generalizadamente acessível, de utilização básica gratuita e estaria disponível com ou sem ligação à Internet”, afirmou.
O BCE disse ainda que o euro digital “ofereceria o mais elevado grau de privacidade e permitiria aos usuários liquidar imediatamente pagamentos em moeda do banco central”, seja em pagamentos interpessoais ou em pontos de venda, comércio eletrônico e operações das administrações públicas.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse ainda que o possível euro digital não irá substituir o dinheiro em espécie da Zona do Euro. Segundo ela, a moeda digital “coexistiria com as notas e moedas de euro, que estarão sempre disponíveis”. Segundo o BCE, os euros digitais poderão até ser trocados por dinheiro em espécie em caixas automáticos e vice-versa.
Além disso, a instituição estuda meios de permitir que todos tenham acesso ao euro digital, inclusive quem não tem conta bancária ou acesso a dispositivos digitais. Por isso, além de poder ser utilizado por meio de aplicativos de celular, o euro digital pode vir a ser disponibilizado por cartões fornecidos por entidades públicas.
Drex
A criação de uma moeda digital também está avançando no Brasil, com o Drex, o nome escolhido pelo BC (Banco Central) para o real digital. Aqui, no entanto, o projeto está mais avançado do que na Europa. Segundo o BC, o real digital deve ser lançado em 2024.
O Drex será a representação digital do real. Por isso, terá o mesmo valor do real em espécie. A moeda digital será emitida apenas pelo Banco Central, com as mesmas garantias do real tradicional. Logo, não se confunde com uma criptomoeda. Moedas digitais desse tipo, emitidas por bancos centrais, são chamadas de CBDC (Central Bank Digital Currency).
Qual é o melhor investimento em outubro e em 2024? Veja lista
Einar Rivero, sócio da Elos Ayta Consultoria, revela quais investimentos acumulam o desempenho mais positivo e aqueles que estão no negativo
PEPE salta mais de 30% na semana; memecoin do sapo enriquece brasileiros
Volume de negociação da criptomoeda baseada em meme mais comprada por brasileiros triplica
Altseason chegou? Demais criptomoedas baterão ganhos do Bitcoin (BTC)
Altcoins podem superar o desempenho do Bitcoin em retornos percentuais; entenda
Criptomoedas estão no top 3 de investimentos mais buscados
Dados mostram que ativos digitais desbancaram investimentos tradicionais, como ações e tesouro direto
2 altcoins saltam até 43% na semana e ofuscam baixa do Bitcoin (BTC)
Analistas do BTG Pactual despertam interesse por duas criptomoedas que ainda podem subir 32%
Ex-executivo da FTX muda status no Linkeind para 'presidiário' e post viraliza
A publicação gerou mais de 10 mil curtidas.
Bitcoin (BTC) salta mais de 5% e maiores altcoins decolam 30%; entenda
Principais criptomoedas do mundo passam por intensa valorização
Declaração de criptomoedas: Receita pedirá mais dados de patrimônio
Receita Federal se reúne com exchanges e empresas do ramo de moedas digitais