B3 lança novas opções de investimento no seu índice de small caps
Contrato futuro, rolagem e opções do SMLL B3 estarão disponíveis a partir de segunda-feira (5).
Investir nas empresas de menor capitalização da bolsa brasileira, as small caps, vai ficar mais fácil. É que a B3 (B3SA3) lança na segunda-feira (5) três novos produtos ligados ao índice Small Cap B3 (SMLL B3): contrato futuro, rolagem e opções.
💲 Criado para medir o desempenho das small caps da B3, o SMLL B3 é composto atualmente por 118 ações que somam um valor de mercado de aproximadamente R$ 501 bilhões. Entre as empresas presentes no índice, estão 3R Petroleum (RRRP3), Allos (ALOS3), Taesa (TAEE11) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4).
"As small caps geralmente estão associadas a negócios com potencial de crescimento elevado", lembrou o diretor de Produtos Listados da B3, Marcos Skistymas.
Para investir nessas empresas, os investidores da bolsa brasileira já podem aplicar em ETFs (fundos de índices) e as opções indexadas aos ETFs, além de comprar diretamente as ações dessas companhias.
Leia também: 1° prévia do Ibovespa traz 3 novas ações e troca de nome; DXCO3 cai fora
A B3, contudo, notou um grande aumento por esses ativos. O volume médio diário de negociação dos ETFs referenciados ao SMLL B3, por exemplo, saltou 86% de 2022 a 2024. E o aumento foi ainda maior no caso das opções: 526%.
📈 Para Marcos Skistymas, "o crescimento dos volumes é fruto de uma demanda por proteção e sofisticação do portfólio dos investidores" e mostra que "o investidor quer novas teses para diversificar suas estratégias".
Por isso, a bolsa brasileira decidiu lançar os novos instrumentos derivativos referenciados ao seu índice de small caps. O objetivo é "ampliar a exposição nesse segmento do mercado para todos os perfis de investidores".
Veja como funcionam os novos produtos:
- Contrato futuro: o investidor se compromete a comprar ou vender um determinado ativo em uma data futura com um preço pré-determinado;
- Opção: o investidor tem o direito de comprar ou vender um ativo dentro de um determinado período por um valor pré-determinado;
- Rolagem: possibilita a execução de compra e venda de dois vencimentos ao mesmo tempo, mantendo assim as características dos contratos inalteradas.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump