B3 e S&P lançam o primeiro índice de volatilidade brasileiro

O índice funciona como um "termômetro do sentimento" de investidores.

Author
Publicado em 19/03/2024 às 15:50h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 19/03/2024 às 15:50h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

📊 A partir desta terça-feira (19), o Brasil terá seu próprio índice de volatilidade, o "B3/S&P Ibovespa VIX". A B3, em parceria com a S&P Dow Jones, empresa líder em índices globais, lançou um indicador que mede a volatilidade do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. O índice VIX funcionará no horário da negociação do mercado à vista, das 10h30 às 17h.

O que é o "índice do medo"

O "índice do medo", conhecido como VIX, é um indicador que mede a volatilidade implícita das opções do Ibovespa. A volatilidade é uma medida do risco de mercado e indica a expectativa dos investidores sobre a oscilação dos preços das ações no futuro.

📰 O índice VIX quantifica, por meio de pontos, a volatilidade esperada pelo mercado financeiro para os próximos 30 dias, com base na negociação de contratos futuros do Ibovespa. Ou seja, quanto maior a pontuação, maior a volatilidade esperada, e quanto menor a pontuação, menor a volatilidade esperada.

Quando o indicador está acima de 25 pontos, indica um sinal de alerta para alta volatilidade. Já quando ultrapassa os 30 pontos, a volatilidade é considerada extrema.

Leia também: Em recuperação judicial, Gol (GOLL4) retira projeções financeiras