Arábia Saudita considera aderir ao Brics, diz agência

País pode se beneficiar ao entrar para o grupo que tem Índia e China como membros, seus dois maiores parceiros comerciais

Author
Publicado em 18/01/2024 às 13:45h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 18/01/2024 às 13:45h Atualizado 5 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

🇸🇦 A Arábia Saudita considera se tornar membro do Brics, aliança socioeconômica formada hoje por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A primeira oportunidade para aderir ao grupo passou em branco, no início deste mês. As informações são da "Reuters".

🌎 De acordo com fontes consultadas pela agência de notícias, a Arábia Saudita vê "grandes benefícios" em se juntar ao Brics. Um deles seria a oportunidade de se aproximar de China e Índia, que já são seus dois maiores parceiros comerciais.

"A Arábia Saudita está avaliando os benefícios e então tomará uma decisão, há um processo em andamento", afirmou uma das fontes à "Reuters".

Veja também: Apple (AAPL34) é proibida, novamente, de vender versões atuais de seu smartwatch

Em agosto de 2023, o Brics convidou mais seis países para se tornarem membros do bloco. São eles:

  • Argentina
  • Egito
  • Irã
  • Etiópia
  • Arábia Saudita
  • Emirados Árabes Unidos

🇨🇭 Durante painel no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, na última terça-feira (16), Majid Al-Kasabi, ministro do Comércio do reino, disse que a Arábia Saudita ainda não havia entrado oficialmente no bloco. Isso porque um canal de TV do país chegou a confirmar a adesão do país ao bloco.

"A Arábia Saudita foi convidada a participar do Brics, mas ainda não entramos oficialmente no Brics", afirmou Al-Kasabi.