Americanas (AMER3) vai vender plataforma de livros Skoob

Rede social para leitores foi comprada em 2021 pela varejista

Author
Publicado em 08/05/2024 às 16:18h - Atualizado 10 dias atrás Publicado em 08/05/2024 às 16:18h Atualizado 10 dias atrás por Wesley Santana
Skoob funciona como uma rede social para leitores. Foto: Divulgação
Skoob funciona como uma rede social para leitores. Foto: Divulgação

📚 A Americanas (AMER3) deve se desfazer da plataforma virtual de livros Skoob nos próximos dias.

Segundo informações de O Globo, o negócio será adquirido pelo aplicativo Skeelo, onde estão hospedados livros digitais e audiolivros. O valor da transação não foi divulgado pelas empresas envolvidas.

A plataforma foi adquirida pela varejista em 2021, quando estava enchendo o carrinho com M&A em vários segmentos. Os planos com a Skoob era fazer frente à Amazon, que, além de fabricar o leitor Kindle, se destaca como uma das maiores lojas de livros físicos no país.

📜 Leia também: Suzano (SUZB3) opera em forte queda com oferta de empresa dos EUA

Fundada em 2019, o Skeelo se define como o maior aplicativo de livros digitais do país, tendo uma carteira de 8 milhões de usuários ativos. Um dos últimos movimentos da marca foi passar a atuar como marketplace de libraria, em 2023.

A empresa tem em sua mão um catálogo de 220 mil títulos e milhões de potenciais clientes, em razão de parceria com as operadoras de telefonia no país. Em 2020, a plataforma levantou R$ 20 milhões com diversos investidores, inclusive a apresentadora Ana Maria Braga.

Esse é mais um esforço da Americanas para colocar as contas em dias depois que foi revelada uma fraude contábil bilionária. No ano passado, a companhia demitiu cerca de 10 mil funcionários e fechou 132 lojas na tentativa de enxugar a operação.

Em seu último balanço financeiro divulgado, a empresa -que segue em recuperação judicial- reportou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões nos nove primeiros meses de 2023. O relatório referente ao acumulado de todo o ano passado deve ser publicado no próximo dia 28 de maio, depois de ser adiado por diversas vezes.