Agenda da semana: IPCA, ata do Fomc e feriado paulista com B3 funcionando

A semana começa com a Reunião de Ministros do Brics, que deve repercutir no noticiário internacional.

Author
Publicado em 06/07/2025 às 16:47h - Atualizado Agora Publicado em 06/07/2025 às 16:47h Atualizado Agora por Matheus Silva
Boletim Focus, IPCA de junho e feriado com a bolsa aberta estão entre os destaques (Imagem: Shutterstock)
Boletim Focus, IPCA de junho e feriado com a bolsa aberta estão entre os destaques (Imagem: Shutterstock)

A segunda semana de julho (7 a 11) será marcada por uma série de indicadores econômicos relevantes no Brasil e no exterior, com destaque para a divulgação do IPCA de junho, a ata da última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) e um feriado estadual em São Paulo na quarta-feira (9), quando a B3 (B3SA3) estará aberta.

Segunda-feira (7): Brics, IGP-DI e Focus

A semana começa com a Reunião de Ministros do Brics, que deve repercutir no noticiário político-econômico internacional.

No Brasil, serão divulgados o IGP-DI de junho e o tradicional Relatório Focus, com as expectativas do mercado para inflação, PIB, câmbio e juros.

Terça-feira (8): Varejo e expectativas nos EUA

O destaque doméstico será a divulgação das Vendas no Varejo de maio, dado importante para medir a força do consumo.

Nos EUA, o foco recai sobre o indicador de Expectativas de Inflação ao Consumidor, dado que pode mexer com as apostas sobre cortes de juros pelo Fed.

Quarta-feira (9): Feriado em SP e ata do Fomc

Mesmo com o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo, a bolsa de valores B3 funcionará normalmente.

No campo dos indicadores, será divulgada a ata da última reunião do Fomc, que pode dar pistas mais claras sobre o momento em que o Federal Reserve iniciará seu ciclo de afrouxamento monetário.

Quinta-feira (10): IPCA e seguro-desemprego nos EUA

No Brasil, o foco estará na divulgação do IPCA de junho, índice oficial de inflação, fundamental para balizar as decisões de política monetária do Banco Central.

Nos Estados Unidos, saem os pedidos semanais de seguro-desemprego.

Sexta-feira (11): PIB britânico e atividade de serviços no Brasil

O encerramento da semana será movimentado, com destaque para o PIB do Reino Unido, o Índice de Crescimento do Setor de Serviços no Brasil e o Balanço Orçamentário Federal dos EUA.

Dados recentes dão tom à semana

Na última divulgação do Boletim Focus, os economistas consultados pelo Banco Central reduziram a projeção para a inflação de 2025 de 5,24% para 5,20%, enquanto as estimativas de crescimento do PIB deste ano se mantiveram em 2,21%.

No exterior, o destaque ficou com o payroll de junho, que mostrou a criação de 147 mil vagas nos EUA, superando a expectativa de 110 mil e indicando aceleração frente ao mês anterior.

O dado traz à tona o debate sobre o momento ideal para o início dos cortes de juros pelo Fed, embora o presidente Jerome Powell já tenha sinalizado que o banco central prefere aguardar novos dados econômicos antes de agir.