Adeus, dividendos nos EUA? Entenda por que Trump quer impedir empresas de defesa

Escalada das tensões geopolíticas e possíveis conflitos armados entre países coloca setor bélico sob holofotes.

Author
Publicado em 07/01/2026 às 19:48h - Atualizado Agora Publicado em 07/01/2026 às 19:48h Atualizado Agora por Lucas Simões
Trump quer que empresas de defesa nos EUA invistam mais em fábricas e equipamentos (Imagem: Divulgação/Lockheed Martin)
Trump quer que empresas de defesa nos EUA invistam mais em fábricas e equipamentos (Imagem: Divulgação/Lockheed Martin)
As companhias americanas ligadas ao setor de defesa militar viram o valor de suas ações derreter na bolsa de valores nesta quarta-feira (7), à medida que os investidores não gostaram do plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impedir o pagamento de dividendos e recompras de ações, mecanismos que remuneraram os acionistas.
Só o iShares US Aerospace & Defense ETF (ITA), investimento que aplica dinheiro em uma cesta de ações americanas do setor aeroespacial e de defesa, viu suas cotas cederem -1,65%. Ainda assim, nos últimos cinco anos, o ETF ITA acumula valorização de +157% em dólares, aproveitando-se da escalada das tensões geopolíticas no mundo e dos altos aportes da máquina de guerra dos EUA no setor.
Já entre os destaques individuais, as ações da Lockheed Martin Corporation (LMT) se esfacelaram quase -5%, uma vez que a fabricante de equipamentos de guerra é uma das principais fornecedoras do Departamento de Defesa dos EUA e agências do governo federal americano.
O tamanho do descontentamento em Wall Street decorre de postagem recente de Trump na rede social Truth Social, em que o chefe da Casa Branca alega que as empresas do ramo bélico estão remunerando seus acionistas com dividendos em grande intensidade e realizando grandes recompras de ações ao invés de usar tais recursos para investimentos em fábricas, equipamentos e inovação, o chamado Capex.
“Esta situação não será mais permitida ou tolerada! A longo prazo, isso é bom tanto para executivos quanto para acionistas, porque será ÓTIMO para o nosso país!”, diz postagem oficial de Trump.
Além de criticar o valor dos dividendos aos acionistas, Trump também chama atenção para as remunerações “exorbitantes” e “injustificáveis” pagas aos altos executivos de empresas do ramo, como Boeing (BA), L3Harris Technologies (LHX), RTX Corporation (RTX), entre outras.
Para o republicano, nenhum executivo do setor aeroespacial e de defesa nos EUA deve ganhar mais de US$ 5 milhões, medida que deve alterar o atual ritmo lento que essas empresas estão entregando equipamentos vitais para as forças armadas.

LMTB34

Lockheed Martin
Cotação

R$ 2,69 K

Variação (12M)

-6,13 % Logo Lockheed Martin

Margem Líquida

5,73 %

DY

1,82 %

P/L

27,46

P/VP

18,66