O QDFI11 é o primeiro ETF a alocar recursos no mercado de finanças descentralizadas (DeFi). Seu desempenho acompanha o índice de referência Bloomberg Galaxy DeFi Index, tem como administrado a Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA e como gestor a QR Capital Gestora de Recursos LTDA.
Finanças Descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) é um movimento financeiro que busca utilizar tecnologias de blockchain e criptomoedas para criar sistemas financeiros mais abertos, transparentes e descentralizados, sem a necessidade de intermediários financeiros tradicionais, como bancos.
O DeFi oferece uma série de serviços financeiros, incluindo empréstimos, empréstimos colateralizados, investimentos, gerenciamento de ativos e pagamentos, entre outros, em uma rede descentralizada que é executada em contratos inteligentes (smart contracts) e em blockchain.
Esses contratos inteligentes são programas de computador que executam automaticamente transações financeiras quando certas condições são atendidas, sem a necessidade de um intermediário humano. Isso reduz os custos de transação e aumenta a transparência e a segurança do sistema.
DeFi é uma das áreas mais dinâmicas e em rápido crescimento no ecossistema de criptomoedas e blockchain, com muitos projetos inovadores surgindo em todo o mundo. No entanto, a DeFi também apresenta desafios e riscos significativos, como a segurança do contrato inteligente, a volatilidade do mercado e a falta de regulamentação, que precisam ser gerenciados e mitigados.
De acordo com a metodologia do QDFI11, os recursos sob sua gestão devem ser alocados da seguinte forma:
- No mínimo 95% de seu patrimônio em ativos DeFi através de cotas de fundos de investimento que visem refletir as variações e rentabilidade do Índice.
- Os 5% restantes podem ser negociados em posições compradas no mercado futuro de dólar, a fim de proteger o risco de descolamento decorrente da exposição cambial.
Segundo a gestora do QDFI11, seus principais benefícios são os seguintes:
Inovação: O QDFI11 permite exposição direta e em tempo real à tecnologia que promete inovar o mercado reduzindo os custos de operação através da descentralização de serviços financeiros.
Maturidade: O QDFI11 é o primeiro ETF de DeFi do mundo é aprovado pela CVM, listado na B3 e segue o índice de referência mais maduro da categoria, o Bloomberg Galaxy DeFi Index.
Diversificação: O QDFI11 seleciona as DeFi’s com maior chance de sucesso, permitindo que os investidores apliquem recursos em uma categoria disruptiva de forma diversificada.
Por fim, é importante lembrar que, assim como qualquer investimento, o ISUS11 está sujeito a riscos e volatilidade de mercado.
Sendo assim, é recomendado que os investidores avaliem cuidadosamente sua adequação aos seus objetivos e perfil de investimento antes de tomar qualquer decisão de investimento.