O ETF PACB11 replica o índice ITBR IPCA Ultra Longo CE. Este índice faz parte da família de índices ITBR e tem como objetivo refletir o retorno total de uma carteira composta por Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-Bs) de maior prazo, disponíveis para negociação e que atendem a critérios razoáveis de liquidez. A metodologia é proprietária da Teva Indices.
O ITBR IPCA Ultra Longo CE é o índice de mercado criado pela Teva Indices que busca representar o desempenho médio das Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-Bs) de longo prazo, disponíveis para negociação e com boa liquidez no mercado brasileiro. É um índice de retorno total, portanto considera a variação dos preços dos ativos e também as distribuições de proventos realizadas ao longo do tempo.
Ele é composto por três NTN-Bs com maior duration, que demonstrem um padrão mínimo de liquidez. Os critérios de seleção e ponderação buscam aumentar a convexidade da carteira e adotam parâmetros de duration mínimo de 14 anos. O índice ITBR IPCA Ultra Longo CE é rebalanceado mensalmente, de modo a se adaptar adequadamente ao mercado brasileiro de títulos públicos.
De modo geral, os ativos que compõem o índice são NTN-Bs com maior duration e com boa liquidez e negociações frequentes no mercado.