O ISUS11 é um ETF que tem como objetivo refletir a performance, antes das taxas e despesas, do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
Para atingir o seu objetivo, o ETF em questão deve investir:
- No mínimo 95% de seu patrimônio em ações do ISE, em qualquer proporção, ou em posições compradas no mercado futuro de forma a refletir a variação e rentabilidade do ISE.
- Por sua vez, os outros 5% podem ser aplicados em outros ativos, a critério do fundo.
O índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), é composto das ações e units exclusivamente de companhias listadas na B3 que atendem aos seguintes critérios:
- Estar entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das três carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), ocupando uma das 200 primeiras posições.
- Ter presença em 50% dos pregões no período de vigência das três carteiras anteriores.
- Não ser classificado como “Penny Stock”
- Ter score ISE B3 igual ou maior que a nota de corte geral aplicável a cada ciclo anual de seleção.
- Ter pontuação por tema do questionário ISE B3 maior ou igual que 0,01 pontos.
- Contar com uma pontuação qualitativa mínima de 70 pontos percentuais.
- Ter um índice de risco reputacional (RepRisk Index – Peak RRI) igual ou menor que 50 pontos.
- Contar com um score CDP-Clima igual ou superior a “C”
- Contar com respostas positivas às perguntas do questionário classificadas como requisitos mínimos para o setor.
Além dos requisitos listados acima, vale destacar que não estão incluídos no índice: BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem.
Por fim, é importante lembrar que, assim como qualquer investimento, o ISUS11 está sujeito a riscos e volatilidade de mercado. Por isso, é recomendado que os investidores avaliem cuidadosamente sua adequação aos seus objetivos e perfil de investimento antes de tomar qualquer decisão de investimento.