USDT é a sigla usada para a criptomoeda Tether. Tether é uma stabelecoin, o que significa dizer que é uma moeda digital com lastro em uma moeda física, no caso, o dólar americano, o que a torna diferente das criptomoedas mais conhecidas, como Etherum e Bitcoin, por exemplo.

Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre essa criptomoeda, pois a principal referência são as famosas Bitcoin e Etherum.

Com uma proposta totalmente diferente, o USDT tem despertado a curiosidade de investidores de todo o mundo, e já conquista o seu espaço no mercado de investimentos.

E você, já conhece essa moeda chamada Tether? Sabe como ela funciona, onde é possível comprar, e como se dá a sua relação com as moedas físicas?

Se você ainda não sabe e gostaria de conhecer mais, continue lendo este artigo, pois vamos explicar o que é a Tether, como funciona, suas vantagens e onde comprar. Portanto, leia até o final, e acompanhe todas as dicas!

O que é Tether (USDT)?

O que é Tether (USDT)?
Imagem do T em cima de uma construção – Foto por Freepik

Tether é o nome da criptomoeda cuja sigla é USDT, e que se enquadra como stablecoin. Isso significa dizer que, ao contrário das criptomoedas mais conhecidas, ela tem lastro com uma moeda física.

Essa moeda surgiu em 2014, e trouxe como proposta a criação de uma criptomoeda que tivesse paridade com uma moeda física, no caso, o dólar dos Estados Unidos. Assim, para cada Tether, que for emitido, deve haver um dólar equivalente.

A moeda foi desenvolvida pelo empresário Reeve Collins, o investidor de Bitcoin, Brock Pierce, e pelo desenvolvedor de softwares Craig Sellers.

Como, na época, não havia prova sobre essa equivalência com o dólar, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre a veracidade dessa informação.

A partir de 2019, os responsáveis anunciaram que não são todos os Tether que têm lastro com o dólar, mas 100% deles são garantidos por moeda tradicional.

Dessa forma, o USDT busca ser uma criptomoeda mais estável, e que sofra menos interferência das variações do mercado.

Como funciona o USDT?

O USDT funciona atrelado a uma moeda fiduciária. A moeda foi vinculada, em sua criação, ao dólar americano, em uma equivalência de 1 para 1.

Assim, os clientes podem adquirir a Tether por meio de depósitos de moedas ficuciárias.

A empresa também fica responsável por sacar as moedas fiduciárias, e efetuar o cancelamento das criptomoeadas que correspondam a elas.

Essa moeda foi desenvolvida na mesma rede Bitcoin, chamada de blockchain, para garantir sua confiança e a segurança em seu uso.

É possível aplicar Tether nas mesmas operações das outras criptomoedas, como a Bitcoin, por exemplo. Mas ele não pode ser gerado no processo de mineração, como as outras moedas digitais.

Como funciona o lastro em dólar?

Como funciona o lastro em dólar do USDT
Dinheiro físico e dinheiro digital – Foto por Freepik

Dizemos que a principal diferença da USDT é o lastro em dólar. Mas o que isso quer dizer de fato?

O que é lastro?

O lastro é um conceito da Economia, que significa a garantia de um ativo. Assim, é o lastro que determina o valor das moedas.

Conforme o site Capital Research, a partir de 1970, o lastro do dólar passou a ser o câmbio flutuante. Desse modo, o valor da moeda se dá por uma relação de confiança, a qual o Banco Central dos Estados Unidos e o Federal Reserve (FED) estabelecem.

Quais são as principais vantagens do USDT?

Agora que você já sabe como funciona o USDT, vamos às suas vantagens:

  • É uma maneira mais prática de investir em dólar, pois não tem as taxas, e nem a demora da compra da moeda;
  • É mais fácil converter para real;
  • Facilita as transações internacionais, pois tem menos taxas e menos burocracia do que, normalmente, há no sistema financeiro;
  • Ajuda na compra e na negociação de Bitcoin em paridade com o dólar;
  • As transações em USDT são mais rápidas, menos complicadas e têm taxas menores do que as utilizadas no sistema financeiro tradicional;
  • Em geral, as operações com Bitcoins de curto e de curtíssimo prazo, são feitas usando Tether por considerar todas essas facilidades;
  • É uma fonte importante de liquidez para o mercado.

Histórico da moeda

Para entender o histórico da moeda, no caso do USDT, é necessário estar sempre atento ao dólar. Pois o preço dele sempre estará atrelado ao preço do dólar dos EUA.

Assim, o Tether sempre valerá 1 dólar americano por token. No caso de investidores brasileiros, é importante considerar o valor do dólar na conversão com o real.

Desde que surgiu, o Tether sempre teve uma cotação estável. Apenas em alguns casos, as operações realizadas com Bitcoins alteraram o preço para mais ou para menos. Mas em todos os casos, o valor se estabilizou depois.  

Qual é o histórico do USDT
Gráfico na tela – Foto por Unsplash

Onde pode comprar Tether (USDT)?

É possível adquirir esse ativo digital de duas maneiras. Confira a seguir:

1 – P2P (peer-to-peer)

O mercado P2P oferece a opção para compra de USDT. Nessa modalidade, você compra a criptomoeda de outra pessoa que já a tenha em sua carteira de investimentos.

Evidentemente, é preciso ter bastante cuidado e negociar muito. Pois, se você está comprando direto com uma pessoa, precisa ter certeza de que é uma compra segura, para evitar cair em algum golpe.

Para não correr esse tipo de risco, só compre nessa modalidade com P2P que possuam recomendações de outros compradores. Pois essa é uma maneira de ter certeza que você está negociando com uma pessoa séria, e não perderá o seu investimento.

2 – Exchanges

É uma forma bastante simples de adquirir USDT, pois basta fazer um depósito no valor desejado em reais, e efetuar a ordem de compra em uma corretora.

Você pode criar a sua conta em uma corretora de criptomoedas, e começar a fazer suas compras e investimentos nesse ativo.

Contudo, é importante consultar um especialista, antes para definir os melhores ativos para o seu investimento. Assim, você corre menos riscos.

Vale a pena investir em criptomoedas?

Como funcionam as criptomoedas
Mão segurando 3 moedas Criptomoedas – Foto: Freepik

De acordo com a Genial Investimentos, o investimento em criptomoedas pode não ser uma boa ideia para pessoas com perfil de investimento mais conservador, por causa da volatilidade do mercado.

Em geral, o investimento em criptomoedas é ideal para investidores com perfil mais moderado, ocupando uma pequena parte na carteira de investimentos. Ou ainda pode ocupar uma parte maior da carteira de investidores com perfil mais agressivo.

Contudo, no caso de USDT, a estabilidade no preço a torna uma criptomoeda menos volátil, e que pode agradar a perfis de investidores que não gostam de correr muitos riscos.

Essa criptomoeda acabou se tornando um sucesso, pois ajudou a reduzir os riscos de grandes perdas em transações de ativos financeiros.

Mesmo assim, o USDT não tem regulamentação no Brasil, assim como as outras criptomoedas, o que gera riscos para esse tipo de investimento também.

Por isso, é muito importante consultar um profissional qualificado, para ficar ciente dos riscos que esse investimento envolve, e analisar se, de fato, vale a pena investir nesse ativo.

Além disso, fazer pesquisas é fundamental. O site Investidor10 oferece várias opções de investimentos em ativos, e traz uma seção completa só de análise de criptomoedas, para te ajudar a entender melhor o seu funcionamento, e decidir se será um bom investimento para você.

Quais os riscos e custos de investir em Tether?

Mas, enfim, apesar de ser um investimento mais seguro do que as outras criptomoedas, o Tether também apresenta seus riscos, uma vez que não tem regulamentação específica para ele no Brasil.

Portanto, confira a seguir quais são os riscos de investir em Tether:

  1. O mercado de criptomoedas não fecha, ele funciona 24 horas por dia. Dessa forma, corre o risco de você comprar uma moeda, e ter o valor dela reduzido no mesmo dia, por conta de algum evento adverso que possa ter ocorrido no outro lado do mundo;
  2. É um investimento de alto risco. Mesmo que USDT seja mais estável do que outra moeda digital, ela também é uma moeda digital, e está sujeita à volatilidade do mercado;
  3. Tem risco de golpes, pois não há regulamentação no Brasil;
  4. Não é uma boa opção para investidores de perfil conservador. Já os investidores moderados, devem olhar para esse investimento com cautela, e avaliar bem.

Concluindo, o USDT, Tehter, é uma criptomoeda mais estável e tem paridade com o dólar, o que facilita as transações, e mantém o seu valor mais estável.

Contudo, é preciso avaliar bem antes de fazer um investimento nessa moeda digital. Pois, assim como as outras, ela não tem regulamentação no Brasil, o que favorece a aplicação de golpes.

Por isso, é preciso estudar e conhecer bem antes de aplicar nesse ativo. Procure informações em sites como o Investidor10, e consulte profissionais qualificados para receber uma consultoria antes de investir.

Pois isso diminuirá muito os riscos de ter grandes perdas em seu investimento. Ainda que Tether seja a moeda que menos sofre com a volatilidade, e a mais segura de se investir dentre as criptomoedas, ela oferece seus riscos.

Portanto, é necessário conhecê-los e avaliá-los bem, antes de se decidir por esse investimento.