Você sabe o que é a transferência de Stock Options e como funciona? Aqui, você poderá tirar todas as suas dúvidas!

Stock options tem sido uma prática bem conhecida, entre executivos do alto escalão de empresas de capital aberto, de startups e outras que desejam entrar para a Bolsa de Valores.

A prática é empregada para recompensar esses funcionários executivos, com pacotes de opções para ações. Essas stock options surgiram com o objetivo de fidelizar esses funcionários de alto escalão, oferecendo recompensas.

Mas o que são stock options? Como funcionam? Qual a diferença entre stock options e ações comuns?

Para saber mais sobre esse tipo de ação, como investir e como fazer transferência de stock options, continue lendo este artigo.

Pois nele, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre investimento e transferência de stock options. Confira!

O que é stock options

A transferência de stock options seria a transferência da opção de compra/venda de uma ação.
A transferência de stock options seria a transferência da opção de compra/venda de uma ação – Foto por Freepik

Traduzindo o termo para o português, ele significa opções de ações, e é conhecido por aqui como opção de compra de ações.

Trata-se de uma maneira que as empresas encontraram, para oferecerem opções de compra de suas ações para os seus colaboradores, a um valor específico num futuro pré-estabelecido.

Comparando com as ações comuns, a diferença dessa prática é que ela oferece o direito de comprar ações pelo preço combinado, em um momento futuro. Contudo, o beneficiado não precisa assumir o compromisso de adquirir essas ações.

Apesar de ter o direito, não terá que pagar nada caso opte por não comprar essas ações que foram combinadas no futuro. Trata-se de um tipo de ILP (Incentivo de Longo Prazo).

Apesar de ser uma prática bastante antiga na Europa e nos Estados Unidos, sendo utilizada desde meados do século XX, ela só apareceu no Brasil na última década do século XX, em 1990 e ainda está sendo iniciada no país, não sendo ainda tão disseminada.

Como funcionam options?

Na realidade brasileira, esta é uma prática que está começando a ser utilizada por startups, pois essas empresas têm se disposto a assumir mais riscos em busca de altos ganhos.

Dessa forma, muitas delas oferecem essa opção de comprar ações no futuro, não só para os executivos do alto escalão, mas para todos os funcionários.

Quanto à aquisição dos stocks options, cada empresa define a forma como oferecerá, e elegerá os funcionários que receberão essa recompensa.

Algumas delas recebem cartas de seus funcionários solicitando, e avaliam critérios como desempenho e proximidade com os valores da empresa, para definir quem tem o perfil para se tornar um sócio da mesma.

Outras preferem disponibilizar esses planos quando atingem um determinado número de colaboradores, e selecionam os que receberão esse benefício.

Após adquirir o direito à compra de ações da empresa, que muitas vezes a empresa oferece com desconto no valor atual da ação, ou com base em uma média dos últimos pregões, o beneficiário pode decidir se compra ou não as ações. E só as terá de fato quando realizar a compra das ações.

Portanto, stock option é a concessão de um direito à compra das ações pelo valor combinado. Mas a pessoa só se torna acionista se efetivar a compra no futuro.  

Quais são os tipos de options que você pode comprar?

Existem, no mercado, dois tipos de options: os de venda e os de compra.

  1. Options de venda: o titular terá direito de realizar a venda do ativo em uma data futura, por um valor pré-determinado.
  2. Options de compra: nesse tipo de option, a pessoa titular terá o direito de realizar a compra daquele ativo por um valor pré-estabelecido, em uma data futura a ser determinada.

No que se refere a essa data futura para a realização da compra ou da venda, os options são classificados em três tipos: Bermuda, Americana e Europeia.

  1. Bermuda: são options que podem ter seus direitos exercidos em datas fixadas específicas.
  2. Americana: não há uma data fixada para exercer o direito, podendo ele ser exercido em qualquer período.
  3. Europeia: nesse tipo de option, existe uma data de vencimento. E o beneficiário só terá o direito de exercer a compra e venda desse ativo nas condições acordadas, até essa data limite colocada como vencimento.

É possível fazer transferência de stock options?

Muita gente tem dúvida se é possível fazer transferência de stock options para outra pessoa, já que se trata de um direito de exercer compra e venda de um ativo. E não da aquisição do ativo em si.

Na verdade, essa possibilidade dependerá do contrato de stock options. No caso das empresas, a maioria delas restringe essa opção, proibindo a transferência do direito de exercer stock options para outras pessoas.

Em geral, as empresas não permitem a transferência de Stock Options para terceiros. Contudo, uma vez que você adquire a ação, e ela esteja em seu nome, é possível que você possa vendê-las quando quiser.

Exceto quando há algo no contrato que impeça. Por isso, é fundamental ler e estar ciente de todas as cláusulas contratuais.

Entenda como é feito a transferência de stock options
Entenda como é feito a transferência de stock options – Foto por Freepik

Como fazer a transferência de stock options?

Como já dito, em geral, os contratos das empresas proíbem a transferência de stock options. Pois se trata de um direito de compra, e não da transferência da ação em si.

Contudo, após a compra das ações, você passa a ter o direito de vendê-las. Mas é preciso se atentar ao Contrato de Outorga que assinou, ou ao Regulamento do Plano de Stock Options do qual você participou.

Pois pode ser que existam prazos de lock-up vinculados ao contrato. Neste caso, o contrato estabelece um tempo, no qual o beneficiário deve permanecer com suas ações antes de poder vendê-las.

Caso o contrato e o regulamento não expressem nada sobre isso, quer dizer que o beneficiário pode vender as ações quando quiser após comprá-las, e estar com elas em seu nome.

Como investir em opções

Transferência de Stock Options: Ao adquirir o direito de compra das ações da empresa por preços vantajosos, você tem possibilidade de investir em uma empresa com condições atrativas, e se tornar um acionista dela.

Dessa forma, se você trabalha em uma organização, e adquiriu stock options, pode decidir exercer o direito de se tornar uma acionista dela.

Sem dúvida, isso é algo que motivará muito o colaborador, para trabalhar cada vez mais para o crescimento da empresa. Afinal de contas, você passará a ter mais lucros conforme o sucesso da empresa.

Tanto para investir quanto para fazer a transferência de stock options, é importante uma análise cuidadosa.
Tanto para investir quanto para fazer a transferência de stock options, é importante uma análise cuidadosa – Foto por Freepik

Quais os riscos de investir em stock options

Transferência de Stock Options: Esse tipo de investimento não oferece tantos riscos para os colaboradores. Pois, na pior das hipóteses, a ação pode desvalorizar.

Contudo, obter o direito a tais ações não obriga a pessoa a comprar. Desse modo, em caso de desvalorização antes da efetivação da compra, o beneficiário pode optar por não comprar a ação sem sofrer qualquer tipo de penalização.

Contudo, sempre existe o risco de a ação sofrer desvalorização após a compra. Então, é bom ficar atento ao crescimento da empresa, e à evolução de suas ações antes de decidir exercer o direito que adquiriu sobre options.

De qualquer forma, costuma ser uma opção vantajosa para colaboradores de empresas, já que a organização a oferece como um benefício de fidelização de funcionários. E costuma oferecer preços mais atrativos para a compra dessas ações, apostando no crescimento da empresa.

O que avaliar antes de comprar options?

Transferência de Stock Options: É importante observar a valorização das ações, antes de exercer seu direito de compra de options.

Por isso, caso haja data de vencimento, você pode esperar chegar mais perto dessa data, para ter tempo de observar a valorização das ações, e decidir se vale a pena comprá-las.

Contudo, você também pode avaliar sua situação financeira no momento, e pesar as opções. Se o valor da ação já está valendo a pena, em relação ao preço que você vai pagar, pode ser que seja mais vantajoso comprá-las naquele momento.

Portanto, analise o comportamento da ação no mercado, e acompanhe o crescimento da empresa, para decidir o melhor momento de exercer seu direito sobre stock options.