Selic Alta: Qual o melhor investimento para aproveitar esse crescimento

Author
Publicado em 19/08/2022 às 07:11h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 19/08/2022 às 07:11h Atualizado 3 meses atrás por Redação
Selic-Alta
Selic-Alta

Atualmente o Brasil vive um cenário econômico de Selic Alta. Inclusive, nos últimos dois anos vimos a taxa Selic subir de 2% ao ano, para os atuais 13,75% ao ano. O aumento desta taxa, que é considerada a “taxa básica de juros” do país, tem um efeito em cadeia sobre toda a economia, afetando em especial os investimentos. Por isso, muitos investidores se perguntam onde aportar o seu dinheiro, ou até mesmo qual seria o melhor investimento para esse momento. É o que o Investidor 10 irá explicar hoje!

SELIC alta: Definição de Selic

Em primeiro lugar, é fundamental ter bem claro na mente o que se trata a taxa Selic para entender como a Selic Alta pode influenciar nos rumos da economia de um país. De forma resumida, a Selic é a taxa básica de juros. Isso significa que ela funciona como uma espécie de guia para as instituições financeiras usarem para definir os seus juros. Estamos falando dos juros que são cobrados em empréstimos, linhas de crédito em geral, como consequência do atraso de uma conta e etc. Essa taxa básica de juros, por conseguinte, deve ser seguida. Juros que a superem, podem prejudicar o tomador de crédito. Já os juros muito abaixo, não compensam o risco.

O que influencia o valor da Selic?

O que influencia o valor da Selic?

O que influencia o valor da Selic? A Selic não é uma força regida pelas leis de mercado. Na realidade, a Selic é definida pelo governo de um país, e usada como ferramenta para ditar os rumos da economia. Isso significa que o aumento ou a diminuição da taxa Selic vem de encontro com interesses governamentais. Geralmente, o seu aumento se justifica no intuito de controlar a inflação. O oposto, ou seja, a diminuição da taxa Selic, sustenta-se no argumento de que assim é mais fácil fazer investimentos de risco, como abrir uma empresa, ou investir em ações. Quem define exatamente qual vai ser o valor da Selic, no Brasil, é o COPOM (Comitê de Política Monetária). As reuniões deste órgão acontecem a cada 45 dias, ou 8 vezes por ano.

Qual o melhor investimento para aproveitar a Selic Alta?

Agora que você entendeu o que é a Selic o que influencia o seu valor, descobrir o melhor investimento em um cenário de Selic Alta ficou fácil: aquele que estiver atrelado à Selic. Veja, dependendo do nível da Selic, o investidor calcula se o seu dinheiro irá render mais estando parado na renda fixa, ou lidando com as volatilidades na renda variável. Grosso modo, com o aumento da Selic, os investidores tendem a colocar o seu dinheiro onde é mais seguro, ou seja, na renda fixa. Mas a lógica é indiscutível: Por que se arriscar em botar dinheiro em um negócio que pode falir, se é possível ganhar muito mais deixando o dinheiro em uma aplicação bancária? Isso não significa, no entanto, que investir em renda variável é errado. Na realidade, ela ainda pode continuar lucrativa. Entretanto, será necessário analisar melhor os riscos.

5 investimentos que se beneficiam da Selic alta

5 investimentos que se beneficiam da Selic alta

5 investimentos que se beneficiam da Selic alta Vamos lhe dar agora 5 exemplos de investimentos que geralmente as pessoas se apegam em um cenário em que a taxa Selic não para de subir.

1. Títulos do tesouro

Existem alguns títulos do tesouro direto que rendem o valor da Selic mais uma taxa pré-fixada. Esse, inclusive, é um dos investimentos mais seguros do país. A razão disso é o fato de que investir no Tesouro é investir diretamente no governo, ajudando-o a financiar as suas atividades.

SELIC alta: 2. Fundos de renda fixa

Geralmente se associa os fundos de investimento com a renda variável. Tanto que os fundos mais comuns são os imobiliários e aqueles compostos de ações de empresas. Contudo, também existem os fundos de renda fixa, que tem uma carteira composta de ativos como CDBs, Cotas do Tesouro, debêntures, e outros empréstimos de dinheiro.

3. Fundos imobiliários com carteiras expostas ao CDI

Outra opção muito comum, ainda dentro do mundo dos fundos, são os fundos imobiliários de papel compostos de ativos expostos à taxa CDI. Isso acontece porque a taxa CDI, que é a taxa cobrada pelos bancos por empréstimos entre si, segue o mesmo valor da SELIC, ou seja, investimentos indexados no CDI estão indexados à Selic.

SELIC alta: 4. CDBs

Se os títulos do tesouro financiam as atividades do governo, o CDB financia as atividades do banco. A lógica é a mesma, pois muitos destes investimentos estão indexados à Selic. Vale ressaltar que muitas opções dentro do espectro dos CDBs podem render taxas até superiores à Selic. No entanto, esse tipo de investimento tem validade.

5. Contas digitais remuneradas

Uma das opções mais recentes do mercado são as contas digitais remuneradas, como é o caso da Nuconta (a mais famosa delas), a DigioConta entre outras. Basta deixar o seu dinheiro na conta digital, que automaticamente ele começará a render. Em alguns casos, o rendimento é diário. Em outros casos, mensal. Estas soluções foram criadas para substituir a antiga poupança que, hoje em dia, trata-se de um investimento defasado e que rende bem menos do que já rendeu no passado. faturamento-da-microsoft Faturamento da Microsoft

O que considerar para investir com a SELIC alta?

Por fim, para se investir com a Selic Alta, é importante considerar diversos. Alguns deles são:

  • O seu perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado e arrojado;
  • As condições que o investimento ofereça, como rendimento e data do resgate;
  • Quanto dinheiro você tem disponível para investir;
  • Se a instituição por trás do investimento tem boa reputação.

Essas considerações são importantes porque cada investidor é diferente e possui as suas preferências. Muitas vezes um cenário ruim para alguns, pode ser favorável para outros. Alguns investidores, por exemplo, usam a lógica de que, se todos estão saindo da renda variável, está fica mais barata e se torna uma boa oportunidade. Mas, é sempre bom se lembrar também que o mais importante é estudar, tanto sobre como investir melhor, quanto a respeito do investimento em si. Lembre-se: rendimento passado não garante rendimento futuro. Gostou de aprender sobre investimentos com a Selic alta? Então aproveite para acompanhar o Investidor 10 nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos relevantes.

Aprenda mais sobre investimentos com o Investidor 10

Conte com os conteúdos e ferramentas do Investidor 10 para compreender cada vez mais sobre o mercado financeiro, reduzir riscos e maximizar seus resultados ao investir. Além de muito conteúdo gratuito, aqueles que desejam ter resultados acima da curva, também podem contar com os conteúdos e ferramentas especiais do Investidor 10 Pro. Assinantes do Investidor 10 Pro possuem acesso a uma série de conteúdos e ferramentas de valor sobre investimentos, incluindo:

Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura! Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais!

Aproveite e leia mais nossos conteúdos:

  • Ibovespa: Entenda como é formado o principal índice da B3
  • CDI: entenda o que é e como funciona
  • SELIC, IPCA e CDI: entenda os indicadores
  • Indicador VPA: o que é e como calcular?
  • Conheça os Principais Indicadores Fundamentalistas
  • IGP-M: O que é? Como funciona?