O que é ESG e como isso impacta nos investimentos?
Veja o significado da sigla e ESG e entenda como ela pode impactar decisões de investimento
Nos últimos anos, uma abordagem tem ganhado destaque nos círculos de investimento: o ESG, uma sigla que se tornou um ponto muito importante para investidores conscientes e empresas comprometidas com práticas sustentáveis.
Mas afinal, o que exatamente significa ESG e como isso está impactando o cenário dos investimentos e a forma com que algumas empresas olham para temas sensíveis como meio ambiente e responsabilidade social?
Para responder essa questão, neste artigo nós vamos explicar o conceito de ESG e buscar pontuar suas implicações no mercado financeiro e nas decisões de alguns investidores. Se você deseja aumentar suas chances de sucesso ao investir. Vale a pena conferir!
O que é ESG?
ESG é uma sigla que se refere a três critérios usados para avaliar a responsabilidade corporativa e a sustentabilidade de uma empresa, sendo eles:
●Ambiental;
●Social;
●Governança.
Ambiental (Environmental):
●Está relacionado com práticas e políticas sustentáveis de uso dos recursos naturais, emissões de carbono, conservação da biodiversidade, eficiência energética, gestão de resíduos, entre outros aspectos.
Social (Social):
●Diz respeito às práticas e políticas relacionadas ao tratamento dos funcionários, às relações com a sociedade, à diversidade e inclusão, à responsabilidade social corporativa, entre outros aspectos.
Governança (Governance):
●Possui relação com a estrutura de governança corporativa das empresas, o que inclui a composição do conselho de administração, os sistemas de remuneração, à transparência nas demonstrações financeiras, à ética nos negócios, à gestão de riscos, entre outros aspectos.
O conceito de ESG é amplamente utilizado por investidores, instituições financeiras e empresas para avaliar o desempenho sustentável e a responsabilidade corporativa de uma organização.
Empresas com boas práticas ESG podem ser vistas como mais atrativas para investimento, e em muitos casos, são capazes de atrair grandes investidores, inclusive internacionais, e com isso, valorizar seus papéis ao longo do tempo.
Como critérios ESG podem impactar a análise de investidores?
Os critérios ESG podem impactar a análise de investimentos por diversos motivos, dentre as quais, podemos destacar:
●Demonstração do senso de responsabilidade: Ao integrar critérios ESG em suas práticas comerciais, as empresas mostram para o mercado, que elas operam de forma sustentável, minimizando os impactos negativos no meio ambiente e na sociedade, o que pode atrair investidores.
●Gestão de riscos: Os critérios ESG ajudam as empresas a identificar, avaliar e mitigar riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança que podem afetar negativamente seu desempenho financeiro e reputação.
●Atração de investimentos: Investidores institucionais, como fundos de pensão, fundos de investimento e gestores de ativos, estão cada vez mais considerando os critérios ESG em suas decisões de investimento.
●Reputação: Empresas com boas práticas ESG costumam contar com melhor reputação no mercado e, também, entre os investidores, uma vez que a adoção de algumas ações, demonstram responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade, o que ajuda a mitigar riscos e evitar processos judiciais, bem como, danos a marca.
●Solidez da gestão: Empresas com políticas de governança sólidas e bem estruturadas, estão menos suscetíveis a decisões de gestão equivocadas e escândalos que possam prejudicar o valor das suas ações.
Na prática, esses são alguns dos fatores relacionados ao ESG que estão impactando as decisões de investidores e contribuindo para que empresas de capital fechado e aberto, se preocupem cada vez mais com essa sigla.
Como montar uma carteira de investimentos ESG?
Para montar uma carteira de investimentos ESG, você precisa selecionar e alocar recursos em ativos que atendam a determinados critérios ambientais, sociais e de governança.
Confira algumas dicas e orientações:
1.Pesquise fundos e ETFs ESG
Existem diversas alternativas em fundos e ETFs com foco no ESG. Pesquise todas as opções, faça uma análise fundamentalista detalhada, e veja quais ativos se alinham com o seu perfil e objetivos de investimento.
Veja algumas opções em ETFs
Por sua vez, clicando aqui, você pode encontrar uma série de fundos que investem com foco no ESG.
2.Avalie os critérios ESG
Ao selecionar investimentos, leve em consideração os critérios ESG específicos que são importantes para você.
●Se você se preocupa com questões ambientais, pode priorizar empresas com baixas emissões de carbono, práticas de gestão de resíduos eficientes e investimento em fontes de energia renováveis.
●Agora, se questões sociais forem sua prioridade, considere empresas com boas práticas de diversidade e inclusão, relações trabalhistas justas e compromissos com a comunidade.
●Por sua vez, do ponto de vista da governança, olhe para a estrutura do conselho de administração, transparência financeira e políticas anticorrupção.
3.Diversifique sua carteira
Assim como em qualquer estratégia de investimento, a diversificação é fundamental para reduzir o risco. Não coloque todos os seus recursos em um único ativo ou setor.
É perfeitamente possível distribuir o seu capital entre diferentes tipos de ativos e setores, sem deixar de lado os critérios ESG.
4.Acompanhe o desempenho
Depois de montar sua carteira de investimentos, monitore regularmente o desempenho dos ativos e faça ajustes conforme necessário.
Avalie se os investimentos continuam alinhados com seus objetivos e valores ESG e esteja preparado para fazer mudanças se necessário.
Para aprender mais sobre investimentos e tomar decisões cada vez mais assertivas, continue navegando nos conteúdos e recursos do Investidor10. Além disso, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.