Número de pessoas que investem em NFT no Brasil e no exterior

Author
Publicado em 09/02/2023 às 16:35h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 09/02/2023 às 16:35h Atualizado 3 meses atrás por Redação
Número de pessoas que investem em NFT no Brasil e no exterior
Número de pessoas que investem em NFT no Brasil e no exterior

Você conhece o número de pessoas que investem em NFT? No Brasil e no resto do mundo, estes ativos não fungíveis relacionados à arte digital têm se popularizado bastante. Apesar da sua popularidade, ainda há muitas dúvidas e muitas pessoas que não entendem muito bem como esse tipo de investimento funciona, ou mesmo do que se trata uma NFT. Uma das formas de compreender melhor o mercado, é analisando o número de pessoas que investem em NFT no Brasil e no exterior e como elas se classificam. Veja a seguir.

1. O valor de mercado de NFTs atingiu 40 bilhões em 2021

O número de pessoas que investem em NFT de fato vem crescendo muito e, em 2021, este mercado alcançou um valor de 40 bilhões de dólares no mundo inteiro. Esse valor é comparável ao valor do mercado de arte tradicional. E ainda vale destacar que o crescimento do mercado de NFTs foi altamente veloz do ano de 2020 para o ano de 2021. De acordo com analistas, uma das razões que explicam o rápido crescimento dos NFTs é o fato de que as pessoas queriam artes que se alinhassem às suas identidades digitais.

2. Millennials são 3 vezes mais propensas a comprarem NFTs

As pessoas são classificadas pelo ano em que nasceram como sendo de uma determinada geração. E a geração passada, a dos Millennials, é a que mais compra NFTs. Isso é um dado da Morning Consult, que disse que os Millennials são três vezes mais propensos a comprarem NFTs do que a geração Z. E que eles gostam de colecionar. Na realidade, o estudo mostrou que o interesse geral em NFTs cresce por causa de uma grande paixão que as pessoas têm pelo ato de colecionar coisas em geral.

3. China é o país com mais interesse em NFTs

O mundo todo está interessado em NFTs. Não é à toa que o número de pessoas que investem em NFT cresce cada. Mas você sabia que o país mais interessado é a China? Isso mesmo. De acordo com uma pesquisa do Statista, o termo “NFT” foi pesquisado mais vezes no Google na China. Os países seguintes são Singapura, Venezuela e Hong Kong. Uma das razões que explica o interesse dos chineses em NFTs, é o fato de que eles também são altamente interessados em criptomoedas, blockchain e Bitcoin.

4. O Brasil é o segundo país com mais investidores em NFTs

Em 2022 o número de pessoas que investem em NFT no Brasil cresceu tanto que o país se tornou o segundo do mundo com o maior número de investidores nesse ativo. Ao todo, em julho de 2022 o Brasil tinha quase 5 milhões de investidores. O primeiro lugar ficou com Singapura e o terceiro lugar ficou com os Estados Unidos. No entanto, se for levado em conta a proporção da população, apenas por volta de 2% a 3% da população brasileira investe em NFTs, enquanto que em Singapura chega a 8%.

5. Qual é a NFT mais cara já vendida?

O mercado de NFT se baseia muito na venda desses ativos pelo melhor preço possível. Ele funciona como uma espécie de leilão de fato, no qual um NFT sempre aumenta de valor. No caso, as discussões sobre o NFT mais vendido podem gerar controvérsias. Alguns dizem que é um dos NFTs da coleção “Everyday artwork” foi a transação mais cara. Este, do artista Beeple, vendeu por 69 milhões de dólares. Mas, existe o registro de um NFT vendido por 532 milhões de dólares em outubro de 2021, o CryptoPunk.

6. A maioria das NFTs vende por menos de 200 dólares

Você já sabe que o número de pessoas que investem em NFT é grande e vem crescendo a cada ano. No entanto, a maioria desses ativos é vendida por menos de 200 dólares. Este é um dado levantado pela artista Kimberly Parker, que conduziu uma pesquisa nos preços da maioria dos produtos NFT. E essa conclusão mostra que o cenário ainda está aberto para novos criadores.

7. A criação e venda de NFTs custa por volta de 100 dólares

Alguns produtos NFT e coleções podem vender por milhões ou milhares de dólares. A maioria, no entanto, nós já sabemos que vende por menos de 200 dólares. Apesar disso, apenas para criar e vender um NFT, o custo médio pode variar de 1 dólar até mil dólares, dependendo do processo utilizado para criar as coleções. O que pode tornar o processo de criar NFTs caro, é o processo de utilização do blockchain. Apesar de acessível, ela ainda pode ser muito complexa e concorrida.

8. A maioria dos colecionadores de NFTs perdeu dinheiro

Um dado não muito encorajador, mas condizente com o fato de ser uma nova tecnologia e ativo financeiro, é o fato de que a maioria das pessoas não recuperou o valor investido. O fato é que muitos investidores ainda estão entendendo como usar suas compras NFT. O que significa que descobrir a oportunidade certa para vender pode demorar. De acordo com o Financial Times, o fato de que ainda existe muita incerteza no investimento é o que leva a maioria dos investidores a comprarem coleções com alguma conexão pessoal.

9. Um terço dos fãs de esportes tem interesse em NFTs

Se o número de pessoas que investem em NFT é grande e vem crescendo, considere que boa parte deles vem de fãs de e-sports que querem fazer coleções. Na realidade, pelo menos um terço das pessoas que gostam desse segmento de jogos diz que tem interesse em NFTs e gostaria de adquirir como um hobby ou investimento.

Vale a pena investir em NFTs?

Depois de analisarmos o número de pessoas que investem em NFT, pode ser interessante se perguntar se esse de fato é um investimento que vale a pena ou não. A questão é que, no fim das contas, trata-se de uma decisão pessoal que deve ser tomada de acordo com o perfil de investidor de cada pessoa. NFTs podem ser arriscadas, mas muito lucrativas. Gostou de saber sobre o número de pessoas que investem em NFT? Então aproveite para conhecer os artigos do Investor10 e ficar por dentro de todas as novidades! Antes de sair, siga nossas redes sociais!