Jorge Paulo Lemann: de estagiário a bilionário

Author
Publicado em 25/11/2020 às 15:42h - Atualizado 3 anos atrás Publicado em 25/11/2020 às 15:42h Atualizado 3 anos atrás por Redação
jorge-paulo-lemann
Você já ouviu a frase "O maior risco é não correr riscos, não dá para ficar sem correr nenhum risco, senão você não faz nada."?

Caso não saiba sua origem, ela é de Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do Brasil. Como em toda biografia de bilionários, você deve estar pensando ser fácil correr riscos quando já se nasce rico, afinal, perder 1 milhão quando se tem 2 não parece ser algo tão arriscado assim, não é mesmo? Entretanto, podemos contar nos dedos empresários que conseguiram subir seu patrimônio no Brasil utilizando meios legais para conquistar tais objetivos. Por isso, irei lhe mostrar como Jorge Paulo Lemann conseguiu sair de estagiário para se tornar bilionário:

Vida de Jorge Paulo Lemann

Infância e Juventude

Só pelo sobrenome é possível identificar que Jorge não tem origem somente brasileira. Sua mãe era brasileira e seu pai suíço, que havia imigrado de uma região chamada Emmental, na Suíça, para empreender no ramo de laticínios. Um mês antes de iniciar a Segunda Guerra Mundial, nascia Jorge Paulo Lemann na cidade do Rio de Janeiro, em agosto de 1939. Ele acabou adquirindo a cidadania brasileira e suíça, graças aos seus pais. Com os rendimentos da fábrica de laticínios Leco, abreviatura de Lemann & Company, fundada por seu pai, Lemann teve uma infância confortável e pode se dedicar ao aprendizado de inglês e ao tênis, esporte que lhe rendeu até a classificação no Ranking Mundial. A morte de seu pai quando Lemann tinha apenas 14 anos fez com que se mantivesse firme nos estudos, com o objetivo de ajudar a família. Aos 17 anos, Jorge se formou na Escola Americana do Rio de Janeiro e, com seu inglês fluente, foi estudar na escola de economia de Harvard.

Educação

Se nesse momento eu disser para você citar a melhor universidade do mundo, apenas pelo nome da instituição, qual seria o nome que lembraria? Tenho certeza que se lembrou de Harvard, mesmo que não tenha sido no primeiro momento. Criada em 1636, a instituição possui uma bela história e os nomes mais geniais da história já passaram por seus ensinamentos. Entretanto, Lemann não gostava tanto assim da instituição. Além de sentir falta do Brasil, principalmente de praticar esportes como tênis e surfe, um episódio fez com que quase abandonasse sua jornada em Harvard. Antes de tudo, Jorge acabou escolhendo a instituição de ensino por convencimento de seu tio, que morava em terras americanas. Apesar de uma mente brilhante, Lemann não foi um dos jovens mais comportados durante sua graduação. Ao se mudar para os EUA, levou em sua bagagem algumas bombas chamadas de “cabeça de negro”, algo inimaginável após o ocorrido em 11 de setembro. Em uma de suas brincadeiras, Lemann detonou as tais bombas e acabou sendo flagrado pelo reitor da universidade. Ao invés de expulsão, Lemann recebeu como punição um ano de suspensão nos estudos. Mesmo contra seu gosto, Jorge Paulo Lemann decidiu voltar aos estudos por insistência de seu tio e, em apenas dois anos, conseguiu concluir seus estudos na instituição.

Família

Algo que deve ser citado é que a família de Jorge Paulo Lemann nunca teve problemas de dinheiro. O pai suíço e mãe brasileira descendente de suíços eram de famílias empreendedoras e passaram esse DNA para o filho. Seu pai faleceu quando tinha apenas 14 anos e, com isso, sua família ficou responsável por guiar o rumo da fábrica de laticínios Leco, abreviatura de Lemann & Company. Seus avós maternos suíços, cuja residência foi estabelecida na Bahia, eram ligados com exportação de cacau no sul do estado. Só por curiosidade, o cacau é a principal matéria-prima do chocolate e, aliás, o chocolate suíço é um dos mais cobiçados do mundo. A família materna de Lemann era dona de uma loja de chapéus na região suíça de Emmental, e mandou os filhos para a América por perceber as oportunidades de negócio disponíveis aqui. Um de seus tios se mudou para a Argentina, outro para os EUA e seu pai para o Rio de Janeiro.

Início no mundo dos negócios

Após se formar na tediosa Harvard, segundo seus olhos, Lemann decidiu que era hora de aprender com os grandes do mercado financeiro. Por isso, aos 20 anos foi estagiar no banco Credit Suisse, em Genebra. Parecia que aquilo ainda não era o que lhe trazia satisfação, já que em sua biografia comenta que não aprendeu nada de relevante durante o período que passou pelo banco. Depois da saída do Credit Suisse, Jorge escolheu trilhar o que sempre foi seu grande sonho, ser um grande astro de tênis. Apesar de sua dedicação, Lemann percebeu que poderia treinar o máximo que conseguisse que nunca estaria entre o top 10 do tênis mundial. Mesmo disputando torneios importantes como o de Wimbledon e Roland Garros, decidiu abandonar as quadras depois de um ano e meio de carreira. Como era de se esperar, Jorge voltou ao Rio de Janeiro e iniciou sua carreira de vez no mercado financeiro. Seu currículo acabou chamando a atenção de uma empresa chamada Invesco, que prestava serviços de concessão de crédito. Ao entrar na empresa com 24 anos e prestar seus serviços, adquiriu 2% da empresa, que por interferência do acaso acabou falindo após quatro anos. Ainda não era o momento de glória de Lemann, que ainda tinha um grande caminho por percorrer.

As principais empresas de Jorge Paulo Lemann

Banco Garantia

O Banco Garantia foi um banco criado por Adolfo Campelo Gentil no ano de 1970.

Gentil convidou Jorge Paulo Lemann para ser sócio da empresa, graças a sua habilidade no mercado financeiro. Apesar de pouco conhecido atualmente, o Banco Garantia foi uma das grandes instituições financeiras do país, sendo considerado inovador para a época em que atuava. Em 1994, Lemann chegou a gerenciar o banco que acabou se tornando o mais importante do país naquele momento, por sua estruturação diferenciada e por colher os frutos da criação da nova moeda nacional, o real. Mas, nem tudo são flores. Jorge Paulo Lemann sofreu um infarto durante a época que o banco negociava 7% das operações na bolsa de valores e, com isso, teve de se afastar de sua direção. Além disso, a crise asiática fez com que o banco perdesse US$ 110 milhões em valor de mercado. Com todos esses problemas, a direção do Banco Garantia decidiu vendê-lo para Credit Suisse em 1998, o primeiro local de trabalho de Lemann.

Lojas Americanas

Diferentemente do Banco Garantia, todo cidadão brasileiro conhece as Lojas Americanas e provavelmente já fez compras em algumas de suas dependências. As Lojas Americanas são uma das lojas de varejo mais antigas do país, tendo sua origem no Rio de Janeiro, fundada em 1929 pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall, Batson Borger e pelo austríaco Max Landesmann. Atualmente, conta com 1.300 lojas espalhadas pelo país, fora seu e-commerce, que é um dos maiores do Brasil. A estrutura da marca possui um modelo tanto quanto sui generis, pois a marca Lojas Americanas é controlada por três pessoas, Jorge Paulo Lemann, Carlos Sicupira e Marcel Telles. Ao mesmo tempo, as Lojas Americanas pertencem ao grupo B2W, que conta em sua carteira de negócios os sites ShopTime, Sou Barato e Submarino. Os lucros de Lemann só não são maiores, pois, precisa dividir o gerenciamento da empresa com a B2W, que vem tendo prejuízos desde 2011. As más línguas dizem que os três mosqueteiros do investimento pretendem adquirir a B2W futuramente, mas nada confirmado oficialmente.

Brahma

A Brahma é uma das marcas de cerveja mais antigas do Brasil, sendo sua fundação datada em 1888, no Rio de Janeiro, pela Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia. A cerveja Brahma é a 5.ª cerveja mais vendida do mundo, deixando gigantes como Heineken a ver poeira. Atualmente, a Brahma é produzida e controlada pela Ambev, empresa brasileira de bebidas que possui outras marcas famosas de cerveja em seu nome. No ano de 1989, Jorge comprava as ações da Brahma como se não houvesse amanhã, já percebendo que a empresa não vinha tão bem no mercado e que poderia fazer uma proposta para adquirir a organização. Após negociar com a família que tinha posse dos documentos da cervejaria, Lemann conseguiu arrematar o negócio e colocou Marcel Telles para gerenciar as operações da empresa. O sagaz Marcel decidiu buscar algumas dicas de gerenciamento nas fábricas da Budweiser, com o objetivo de acabar com a falta de padronização nas operações de produção da Brahma. Ironicamente, anos mais tarde a Budweiser viria a ser adquirida pelo mesmo grupo de sócios, com Lemann liderando as operações.

Ambev

A Ambev é considerada a maior fabricante de bebidas do país e controla cerca de 70% da produção de cerveja nacional. A empresa faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev desde 2004, quando o grupo belga Interbrew efetuou a fusão entre as duas companhias. Dentre as cervejas mais conhecidas no país estão a Stella Artois, Budweiser, Corona Extra, Skol e Brahma. A Ambev é conhecida em todo o mundo por extrema eficiência no mercado, fazendo jus ao nome da empresa que possui a maior velocidade de crescimento comparada aos concorrentes. Jorge Paulo Lemann conseguiu criar a Ambev numa época de disputa feroz entre a Brahma e Antártica. Após Marcel Telles assumir a direção da Brahma, a competição entre as duas marcas começou a ficar bem desleal. Aproveitando da situação, em uma negociação que durou 9 meses,

Jorge Paulo Lemann

e seus sócios conseguiram adquirir a Antártica de seus concorrentes e finalmente criar a Ambev.

3G Capital

O espírito empreendedor de Jorge Lemann busca sempre ir além e, com isso, potencializar seus negócios com base em novos investimentos. Enquanto a negociação e desenvolvimento do projeto da AB InBev se desenrolava, os três mosqueteiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Sicupira e Marcel Telles decidiram criar a 3G Capital. A empresa possui sede nos EUA e conta com diversas subsidiárias em seu controle, dentre as quais podemos citar a Heinz e a rede de fast foods Burger King. A principal função da holding é observar quais as melhores opções de compra de empresas no mercado e buscar adquiri-las, seja comprando suas ações de maneira sistemática ou negociando diretamente com os conselheiros da empresa.

Jorge Paulo Lemann e Warren Buffett

Se você for antenado no mundo dos negócios e investimentos, provavelmente já ouviu falar de Warren Buffett. Warren Buffett pode ser considerado o maior investidor vivo do mundo. O ancião de 90 anos está entre os homens mais ricos do mundo, ocupando o 4.º lugar na lista da Forbes. Buffett tem o costume de fazer alguns negócios com a 3G Capital, além de confiar à direção das empresas nas mãos de Lemann e sua equipe. Em uma dessas aquisições, os dois acabaram adquirindo a Heinz. Qual será o motivo de um homem de 90 anos continuar trabalhando, mesmo ocupando a posição de 4.º homem mais rico do mundo? Apesar de não ler mentes, tenho certeza que o espírito empreendedor de Lemann se dá muito bem com Buffett, por isso os negócios fechados entre a 3G Capital e o mestre dos investimentos dão tão certo.

Patrocínio de organizações sem fins lucrativos

Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos criada por Jorge Paulo Lemann, cujo objetivo é oferecer bolsas de graduação e pós-graduação, e treinamentos para jovens estudantes. Com base na teoria de meritocracia de Lemann, a função do projeto é selecionar os jovens mais promissores do país e dar todas as condições para que esses jovens consigam trilhar um caminho de sucesso em sua profissão.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann também tem a denominação de organização sem fins lucrativos, porém o objetivo é fomentar algumas iniciativas que colaborarem com pessoas e instituições públicas. Como alguma das principais propostas está oferecer cursos em grandes instituições de ensino do mundo e dar apoio financeiro para professores, estudantes e instituições de ensino.

Instituto Tênis

Grande fã de tênis, Jorge Paulo Lemann decidiu criar o Instituto Tênis, local que visa investir em jovens promissores compromissados com o mundo dos esportes. Diferente da situação que enfrentou quando era jovem, Lemann busca com o Instituto Tênis profissionalizar o esporte no país e colocar o Brasil no topo do ranking mundial através de seu projeto.

Frases de Jorge Paulo Lemann para te inspirar

Dentre todas as frases mais marcantes de Jorge Paulo Lemann, podemos citar as melhores e mais inspiradoras:
  • Um bom negócio está sempre procurando crescer. Qualquer que seja o grau de sucesso, sempre há espaço para melhorar. Isso assegura a competitividade.
  • Se sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, por que vou sonhar pequeno?
  • É preciso correr alguns riscos na vida, e o melhor é ir praticando pouco a pouco.
  • Não existe resultado sem esforço, sem suor. E quando você perde, precisa parar e analisar a razão para tentar melhorar na próxima vez.
  • Se você não for justo na maneira como avalia as pessoas, a cultura não cola. Tem de ser correto, fazer o que fala, dar bom exemplo.
  • Numa sociedade, é bom ter pessoas diferentes, com habilidades diferentes.
  • A sorte passa na frente de todo mundo. Alguns agarram e outros não.
  • Ser ético sempre é fundamental.
  • Dos homens de negócio que conheci, os mais significativos têm a capacidade de enxergar o essencial rapidamente e encontrar um caminho simples para chegar lá.
  • Tem que ter uma ideia simples e muita vontade! Algumas ferramentas como boa organização e bom senso também são muito importantes.

Ficou com vontade de conhecer com muito detalhe a criação e negociações dos negócios de Jorge Paulo Lemann e seus parceiros? Essa história foi contada no livro Sonho Grande, escrito pela autora Cristiane Correa. Para mais história empreendedoras para você se inspirar na sua jornada, recomendo a leitura do nosso artigo sobre o Elon Musk: um gênio, louco, playboy e filantropo.