Ibovespa cai para 133 mil pontos antes do Copom subir Selic; dólar escala a R$ 5,74

Queda das ações da mineradora Vale (VALE3) contribui para a baixa do índice brasileiro

Author
Publicado em 07/05/2025 às 17:58h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 07/05/2025 às 17:58h Atualizado 1 dia atrás por Lucas Simões
Enquanto o Ibovespa aguarda, as ações americanas em Wall Street sobem com a decisão da taxa básica de juros nos EUA (Imagem: Shutterstock)
Enquanto o Ibovespa aguarda, as ações americanas em Wall Street sobem com a decisão da taxa básica de juros nos EUA (Imagem: Shutterstock)

📉 Nesta Super Quarta, o Ibovespa fechou em 133.287,37 pontos, ligeira queda de −0,17%, com a baixa das ações da mineradora Vale (VALE3) ajudando no desempenho do índice brasileiro. Mas, é de fato, a indefinição dos rumos da taxa Selic que manteve o breque dos investidores.

Isso porque as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) a cada 45 dias mexem diretamente com o custo de crédito e dívida das empresas, afetando também os seus respectivos valuations.

Fora que, a depender da atratividade da renda fixa brasileira, recursos são drenados do mercado de ações para o mundo dos juros compostos. Na prática, independente da taxa básica de juros subir para 14,50% ao ano ou 14,75% ao ano, teremos pela frente a maior Selic desde agosto de 2006.

Por sua vez, o dólar à vista avançou para R$ 5,74, com apreciação de +0,58%, já repercutindo a manutenção dos juros americanos ao nível ainda elevado.

Wall Street

📈 Com bastante volatilidade, a maioria das ações americanas (stocks) fechou com lucro nesta Super Quarta, mesmo com o Federal Reserve (órgão equivalente ao nosso Banco Central) deixando os juros inalterados na banda que oscila entre 4,25% ao ano e 4,50% ao ano.

A decisão já era amplamente aguardada pelo mercado e demonstra a preocupação de Jerome Powell, presidente do Fed, em conter uma pressão inflacionária nos Estados Unidos diante da guerra tarifária deflagrada no tabuleiro global.

➡️ Leia mais: BC dos EUA mantém juros entre 4,25% e 4,50% pela 3ª vez seguida

Ações que mais subiram do Ibovespa hoje

Ações que mais caíram do Ibovespa hoje