Já ouviu falar sobre bolsa de valores ou cotação de ações?

Bolsa de valores, com toda a certeza você já ouviu falar sobre ela. Quando se liga a tv, entra em um site de notícias ou se abre o jornal, uma notícia se repete: o Ibovespa caiu ou subiu tantos pontos. Além disso é dito sobre cotação de ações, oscilação da B3 e muitas outras coisas que fazem as pessoas ficarem perdidas.

O que é cotação de ações?
O que é cotação de ações? – Foto: Freepik

Estar aqui já demonstra que algum conhecimento ou ao menos curiosidade sobre o assunto você tem. O objetivo desse texto é informar sobre a bolsa de valores, cotação de ações sobre possibilidades de se lucrar investindo em ativos.

Se você é um investidor iniciante ou quer começar a investir, também recomendamos nosso artigo com 10 dicas valiosas sobre o tema. Uma das dicas inclusive é sobre conhecimento. Listamos aqui alguns conceitos fundamenteis para quem quer conhecer mais sobre o que é e como funciona a cotação de ações e certamente vão te auxiliar nesse caminho de aprendizagem.

O mercado de ações

Muitos brasileiros sonham em ganhar dinheiro com ações, veem investidores milionários nas redes sociais, se encantam com filmes sobre o tema, além de imaginarem a possibilidade de ter um alto rendimento na bolsa como forma de aposentadoria.

Independe de qual seja o motivo que leva uma pessoa a querer entrar no mercado de ativos, o processo ideal a ser traçado é o mesmo. Se um investidor pretende ganhar dinheiro com venda e compra de ações, ele precisa saber os mecanismos do mercado, como cada engrenagem funciona. Depois disso, aprender sobre estratégias e analises. Vamos começar com o básico, o que são e como é a disponibilização de ações, depois como os valores são formados.

Antes de entender a cotação de ações, o que são ações?

É uma fração, ou uma parte, do capital social de uma empresa. Dessa forma, quando você adquiri uma ação passar a ser dono de um pedaço daquela empresa.

A lição importante aqui é pensar como alguém que vai se tornar sócio de um negócio, você precisa acreditar no crescimento e na gestão do mesmo para prosseguir com esse investimento de dinheiro, tempo ou energia. Comprar uma ação é ser sócio de um negócio, mas antes é necessário compreender o potencial desse negócio.

A Bolsa de Valores no Brasil

É na B3 (atual nome da Bolsa de Valores de São Paulo) que ocorre a disponibilização da cotação de ações do mercado brasileiro, nela se tem acesso as ofertas disponíveis, valores de ativos e muitas outras informações ligadas ao mercado acionário.

O desempenho médio da B3 é chamado Ibovespa, que é um índice que se baseia nas principais ações negociadas em determinado período. Basicamente esse índice mede, em pontos, como está o andamento das negociações com maior representatividade no mercado.

Como funcionam as ações na bolsa

Quando uma empresa precisa de capital ou quer expandir suas operações por exemplo, ela pode recorrer é inúmeros fundos, um possível dentre eles é a busca por investidores.

Se essa companhia quer captar recursos e é listada na bolsa, o investidor que se interessar, compra os ativos, ou partes, dessa empresa injetando capital na mesma. Caso ocorra uma valorização dessa companhia, logicamente, aquele investidor tem uma valorização na ação da qual ele é proprietário. Caso for do interesse do mesmo nele pode realizar a venda do ativo e obter algum lucro nesse processo.

Vale ressaltar que os preços das ações vão ser reflexo da expectativa do mercado e dos investidores diante da realidade da empresa e de projeções sobre cenários futuros. O que algumas pessoas chama de especulação.

Assim a cotação de ações tem uma variação diária. Ter certeza do que poderá ocorrer amanhã é improvável. O que pode ser feito é prever, calcular e analisar possibilidades através de diversas ferramentas e observações.

A cotação de ações

Cotação de ações
Cotação de ações na bolsa – Foto: Freepik

Imagine o mercado acionário como um grupo de comerciantes vendendo suas mercadorias, aqueles que vendem mais ganham mais e assim se valorizam. Dessa forma irão se tornar mais atraentes. Uma empresa que tem maior infraestrutura, boa gestão, potencial de crescimento e outros fatores atrai mais interesse de investidores.

A partir do momento que aquela ação começa a ser procurada, sua cotação, ou seja, seu preço naquele momento, vai ser alterado. Se existe demanda abundante para aquele ativo, sua cotação sobe, mas se a demanda é baixa ou a oferta muita alta, sua cotação oscila para baixo.

Quando o mercado acredita ou projete que uma companhia tem potencial, a cotação da ação dessa empresa tende a subir e o mesmo ocorre de maneira inverso, caso exista uma especulação de má gestão ou baixa lucratividade por exemplo.

Assim o preço de uma ação ou a cotação das ações vai variar de acordo com a disposição do mercado e seus investidores em pagar mais ou menos por aquele ativo. Ou seja, o preço vai ser definido pelas negociações em tempo real dentro da bolsa de valores.

Mantendo o pé no chão

Não existe formula mágica ao se investir em ações, assim como também não é apenas na variação de cotação de ações que reside os ganhos da B3, como você pode ver no nosso artigo sobre dividendos, por exemplo.

Quem decide aplicar capital na bolsa de valores precisa compreender que não existe linearidade em lucros, crescimento ou estabilidade de uma empresa. Qualquer coisa pode acontecer e fazer com que aquela ação que antes era valiosa e todos queriam fique desvalorizada, como por exemplo uma crise.

Não quer dizer que empresas consolidadas não sofram desvalorização de seus ativos, e é justamente por isso que um investidor de sucesso é aquele que mantem a calma, faz analises assertivas, define estratégias e segue seus objetivos. Entender como funciona e o que afeta a cotação de ações é essencial nesse processo.

Um investidor experiente sabe que as vezes ele pode perder por uma cotação de ações desfavorável, mas a longo ou médio prazo, os rendimentos posteriores vão recompensar.

Próximo passo após aprender sobre a cotação de ações

Próximo passo
Dando o próximo passo – Foto: Freepik

Existem riscos e também vantagens quando se entra no mercado de ações. Mas sim, vale a pena começar a operar na bolsa. Mas fique atento, se seu objetivo é ficar rico da noite para o dia, compre um bilhete da loteria.

Estar de olho na cotação de ações é um dos passos que o investidor precisa dar, além desse é preciso conhecer, ter cautela, fazer análise assertivas, entre outros.

Caso você tenha esse interesse pode navegar por nosso conteúdo e aprender muito sobre analises na bolsa, indicadores e por onde começar.

Gostou do nosso post? Deixe sua impressão. Muito obrigado.