Muitas pessoas acreditam que investir na Bolsa de Valores é um “bicho de sete cabeças” e investir na Bolsa de Valores no exterior é algo ainda mais a quem. Algo possível apenas para os grandes investidores. Mas é aí que entram as BDRs.

BDRs
BDRs, investido em empresas estrangeiras. – Foto: Freepik

Porém, você vai ver hoje que nada disso procede realmente. Investir na Bolsa não é tão complicado como muitos acreditam, assim como, investir no mercado internacional não é exclusivo para grandes investidores.

Para aplicar seu dinheiro em ações no exterior nem sempre é necessário dispor de uma conta em uma corretora internacional. Hoje encontramos no mercado as chamadas BDRs. Elas nos permitem negociar papeis estrangeiros como da Apple e Nike na B3, o que facilita sua entrada no mercado de ações internacional.

Mas o que são as BRDs? E como elas funcionam exatamente? É sobre isso que falaremos hoje. Leia até o final e entenda melhor como você pode começar a investir nesse mercado que acreditava ser assustador.

O que são BDRs?

BDR é uma sigla referente ao nome Brazilian Depositary Receipt, é um tipo de papel comercializado na B3 que possibilita ao portador investir em empresas do exterior sem que seja necessário a abertura de uma conta em corretoras internacionais.

Dessa forma, os BDRs permitem que as companhias internacionais recolham recursos de investidores brasileiros e que estes invitam no mercado estrangeiro sem precisar de muito esforço.

Porém, ao investir em uma BDR, você não está aplicando de modo direto na empresa em questão. Ou seja, quando você compra BDRs da Nike, você não está investindo na Nike propriamente, e sim em algo que seja mais parecido com um fundo de ações.

O que quer dizer então que ao investir em BDRs, não se torna sócio da empresa e nem dispõe de direito a voto ou algo parecido, como muitas ações lhe dão direito.

Mas, mesmo não obtendo certos benefícios, aplicar em BDRs pode representar um bom investimento se você deseja investir em empresas internacionais, porque assim você não precisa abrir uma conta em corretoras estrangeiras.

Além disso, aplicar em BDRs pode oferecer direitos semelhantes ao de acionistas habituais, como receber dividendos das empresas.

Na atualidade, cerca de 554 BDRs estão listadas na B3. Dentre elas é possível encontrar empresas como Nike, Netflix, Amazon, Microsoft, Facebook, entre outras tantas.

Como os BDRs funcionam?

Os BRDs estão presentes na B3 como os demais títulos se apresentam, eles podem ser comercializados por Home Broker ou até mesmo no balcão.

Por mais que estejam ligadas as alterações no mercado das companhias originais e também das alterações de câmbio, os BDRs são comercializados na moeda nacional (real) que é um fator que facilita para o novo investidor.

Para ser comercializadas na B3, é preciso o trabalho de duas organizações depositárias. Uma no local de origem dos papéis, esta será responsável por efetuar a custódia das ações e a outra depositária deve ficar no Brasil, esta terá a responsabilidade de emitir as BDRs, trazendo assim, a garantia de que os BDRs estarão lastreados aos valores mobiliários que se originaram.

Ambas as organizações, para desempenharem seus devidos papeis, devem ser autorizadas pelos órgãos que regem esse modelo de operação. As autorizações são concedidas pelo Banco do Brasil para as organizações depositárias e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) as organizações responsáveis pela emissão dos BDRs.

Em alguns casos, os papeis que integram o BDR são comercializados no mercado secundário, o que significa que já vinham sendo comercializados nas bolsas internacionais. Porém, também podem vir de novas ofertas no mercado acionário, que é quando as empresas buscam captar novos recursos.

O que vai determinar de onde os BDRs são, se secundários ou novas ofertas, é o modelo de BDR que está sendo comercializado. 

O lote mínimo para comercializar uma BDR é de 10 papéis por negociação.

Modelos de BRDs

Existe dois modelos principais de BDRs, os patrocinados e os não patrocinados.

Eles são categorizados de acordo com o modo no qual foram transportados para o mercado nacional. Para que tenha o máximo de informações sobre os BDRs a seguir descreveremos as características principais de cada modelo.

Patrocinado (Nível I, II e III)

BDRs patrocinados, são aqueles nos quais a companhia que emitiu as ações também integra o programa, contratando por si mesma somente uma organização depositária. Em casos assim, é de pleno interesse da companhia integrar o mercado acionário brasileiro e dispor de investidores nacionais.

O que são as BDRs? E como elas funcionam?
Investir em BDRs exige estudar. – Foto: Freepik

Três níveis diferentes integram os BDRs patrocinados, são eles:

Nível I

BDRs Patrocinados Nível I, não necessitam dispor da inscrição de empresa na CVM. Esse modelo de BDR só pode ser comercializado em mercados de balcão não organizados ou em setores específicos construídos com a finalidade de hospedar esse modelo de papeis.

Caso sejam ofertadas publicamente, é necessário ser de esforços restritos. Esta categoria de BDR é caracterizada como mais simples e de menor teor burocrático, porém dispõe de um número limite de investidores que possam comprar tais papéis, esse número é de no máximo 50 investidores.

Nesse Nível de BDR é necessário que a organização depositária reposte no Brasil, a totalidade das informações que a companhia emissora for obrigada a divulgar em seu país de origem.

Além disso, somente investidores que disponham de mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros, somente estes e os funcionários da companhia emissora estão habilitados para comprar esse tipo de papel.

Como esse Nível é mais restrito, acaba sendo pouco interessante para o investidor comum.

Nível II e III

Em ambos os níveis a companhia emissora deve dispor de registro na CVM, o que difere do BDR de Nível I. Além de poderem ser comercializados no pregão da bolsa ou no balcão organizado, sem que seja preciso integrar um setor especifico para ele.

O que difere o BDR Nível II para o de Nível III, é que no caso do segundo, o mesmo é inscrito na hipótese de oferta simultânea no mercado brasileiro e no exterior. Outro fator que os diferencia é que os BDRs de Nível II assim como os de Nível I, só podem receber ofertas públicas de caráter restrito. 

As empresas emissoras de BDRs Nível I e II, assim como as demais companhias brasileiras que estão registradas na CVM no setor de Categoria A, devem seguir as mesmas regras de transparência e governança. 

BDR Não Patrocinado

A emissão do BDR Não Patrocinado não está relacionada a uma parceria direta entre a companhia e a organização depositária. Desse modo, sua emissão é efetuada com ativos que já estão dispostos no mercado secundário do seu país origem.

Quando uma organização depositária realiza a emissão de um BDR Não Patrocinado, a mesma passa a ser a principal responsável por transmitir as informações corporativas e financeiras sobre as companhias emissoras das ações que estão sendo utilizadas no BDR.

Os BDRs Não Patrocinados são comercializados com as mesmas restrições dos BDRs de Nível I, o que quer dizer que são mais restritos.

Código de comercialização na Bolsa

Os códigos BDRs Patrocinados de Nível II sempre terminam com o número 32. Os BDRs de Nível III terminam com o número 33. Os BDRs Não Patrocinados podem se apresentar sob os números finais 34 ou 35. Agora os Patrocinados Nível I diferente dos anteriores não dispõem de um número fixo no final do seu código de negociação.

Vantagens e Desvantagens de se investir em BDRs

Comprar BDRs é um modo de investir no mercado acionário estrangeiro por uma vertente mais fácil.  Ou seja, você não precisa de uma corretora estrangeira para fazer suas negociações. Além de que todas as negociações são realizadas em moeda nacional, o que facilita ainda mais para o investidor.

Por isso, os BDRs se caracterizam como mais uma das diferentes formas que existem para se investir. Permitindo ao investidor, aplicar seus recursos em empresas internacionais de modo fácil e mais confortável.

No entanto, assim como as demais ações na Bolsa, os BDRs também sofrem oscilações do mercado, podendo fazer o investidor lucrar ou perder seus recursos investidos.

Desse modo, ressaltamos mais uma vez a importância de verificar antes de investir se esse tipo de investimento está de acordo com seu perfil de investidor, além de estudar as empresas e os modelos de BDR para ver qual se encaixa melhor com seu perfil, se esse for o caso.

Diante dos riscos que os BDRs podem oferecer ao investidos, eles geralmente são direcionados para investidores qualificados que tecnicamente, são investidores com maior experiência no mercado acionário.

Como investir em um BDR?

O que são as BDRs? E como elas funcionam?
Como investir em BDRs. – Foto: Freepik

Para investir em um BDR assim como em qualquer outro tipo de ação, é preciso identificar se o seu perfil de investidor está de acordo com esse modelo de investimento e observar se os seus objetivos batem com os benefícios apresentados.

O próximo passo é abrir uma conta em uma corretora, para que por meio dela você possa fazer as suas negociações. Como já ensinamos em outros artigos nossos.

Antes de abrir uma conta em uma corretora é de extrema importância que você pesquise as corretoras presentes no mercado, escolhendo a que melhor atenderá aos seus objetivos.

Não deixe de levar em consideração a reputação da corretora no mercado, porque tais informações podem dizer muito sobre a prestação de serviço deles. Além de conferir as taxas de corretagem cobradas por cada uma.

Após a escolha da corretora e a abertura da conta, é preciso estudar qual modelo de BDR se encaixa melhor no seu perfil e nos objetivos que você tem.

Nunca se esqueça que investir em ativos na B3 não é um “bicho de sete cabeças”, basta você realizar uma boa pesquisa sobre o assunto, alinhar seu perfil e objetivos com os investimentos preteridos, além de estar sempre atento ao mercado.

Saiba que investir pode trazer riscos, mas se feito com precisão e muita preparação, esses riscos podem diminuir bastante.

Aproveite, leia outros artigos de nosso site e conheça melhor esse ambiente que muitos têm investido.