A empresa Starbucks Corporation é a principal torrefadora, comerciante e varejista de cafés especiais do mundo, operando em 81 mercados.
O negócio principal da empresa está relacionado à compra e torragem de grãos de cafés que posteriormente são servidos aos clientes nas lojas da rede.
No entanto, a Starbucks também vende outros tipos de produtos, incluindo chá, bebidas artesanais e itens de alimentação.
Além da marca Starbucks, a empresa vende produtos e serviços sob as seguintes marcas: Teavana, Seattle’s Best Coffee, Evolution Fresh, Ethos, Starbucks Reserve e Princi e licencia suas marcas por meio de outros canais como lojas, supermercados e serviços de alimentação.
Com sede em Seattle, Washington, a Starbucks opera atualmente mais de 30 mil cafeterias em várias partes do mundo.
História da empresa
A história da Starbucks começa em 1971, quando os sócios Jerry Baldwin , Zev Siegl e Gordon Bowker decidiram fundara a primeira unidade da cafeteria, no Pike Place Market, na cidade de Seattle.
A empresa nasceu com o objetivo de comercializar e oferecer ao público o sabor do café produzido a partir de grãos selecionados e torrados na hora.
Uma década após a inauguração da cafeteria, ou seja, em 1980, os sócios fundadores da Starbucks para o empresário Howard D. Schultz. Naquela época, a empresa contava com 17 lojas.
Desde então, a Starbucks iniciou um forte plano de expansão, com base no formato de franquias. Expansão posteriormente impulsionada pela captação de US$ 25 milhões de dólares com o IPO da empresa na Bolsa de Valores em 1992.
Apenas dois anos após O IPO, ou seja, em 1994, a Starbucks anunciou a sua primeira loja no formato Drive-Thru e já contava com 425 lojas espalhadas por várias cidades dos Estados Unidos.
Com forte presença no mercado Norte Americano, a Starbucks decidiu ampliar suas operações para outras partes do mundo, inaugurando em 1996 a sua primeira loja fora do dos Estados Unidos.
Enquanto abria lojas em países como a Inglaterra, Malásia, Nova Zelândia, China e muitos outros, a Starbucks comemorava a marca de 1.000 lojas em operação.
Em pouco tempo a Starbucks estava presente em boa parte do mundo e continuava em franca expansão. No início dos anos 2000 a cafeteria já contava com cerca de 3.500 das cerca de 30.000 lojas que possui atualmente.
Também nos anos 2000 Howard D. Schultz deixou o cargo de CEO, dando lugar a Orin Smith que permaneceu à frente dos negócios por cinco anos, dando lugar posteriormente a Jim Donald.
No entanto, em 2008, com a crise financeira dos Estados Unidos, Howard D. Schultz retornou ao comando da Starbucks, sendo sucedido mais tarde por Kevin Johnson.
A Starbucks está listada no setor de Serviços e categorizada na indústria de Varejo (Produtos Alimentícios).
A empresa é negociada no Brasil através do BDR SBUB34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker SBUX.
Informações Complementares
A empresa Starbucks Corporation (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 103,27 Bilhões, tendo um patrimônio de $ -7,94 Bilhões.
Com um total de 349.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Serviços e categorizada na indústria de Varejo (Produtos Alimentícios).
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 36,48 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 4,07 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 25,37, um P/VP de -13,01 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da SBUX ficou em 2,50%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR SBUB34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker SBUX.