Astrazeneca é uma empresa internacional de capital aberto do ramo farmacêutico, criada em 1999, com sede na cidade de Cambridge, no Reino Unido.
O foco da empresa é no desenvolvimento de medicamentos para doenças relacionadas à oncologia, sistema cardiovascular, gastroenterologia, infecções, pneumologia e inflamações.
A empresa também faz contribuições para a neurociência, desenvolvendo pesquisas e trabalhando na criação de medicamentos para doenças que afetam o sistema nervoso.
Atualmente, a Astrazeneca é uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, contando com quase 80 mil colaboradores diretos e indiretos.
A companhia também possui presença internacional, operando em mais de 100 países diferentes, incluindo o próprio Brasil desde 1999.
Além disso, ela possui 9 centros de pesquisa e desenvolvimento localizados em:
- Cambridge, Reino Unido;
- Gaithersburg, Estados Unidos;
- Gothenburg, Suécia;
- São Francisco do Sul, Estados Unidos;
- Boston, Estados Unidos;
- Nova Iorque, Estados Unidos;
- Alderley Park and Macclesfield, Reino Unido;
- Shanghai, China;
- Osaka, Japão.
Vale destacar também que a companhia conta com uma subsidiária, a Alexion Pharmaceuticals, que é especializada em drogas órfãs e doenças raras.
Historia.
A história da Astrazeneca começou em 1913 com a fundação da Astra AB, em Södertälje, na Suécia. No entanto, não seria até 1999 que ocorreria a fusão com a Zeneca Group PLC.
Dessa fusão se deu a Astrazeneca PLC, que decidiu mudar sua sede de Londres para a cidade de Wilmington, ao norte do estado do Delaware, nos Estados Unidos.
Ainda naquele ano a empresa já desembarcou no Brasil, inaugurando uma filial na cidade de Cotia, no interior de São Paulo, onde fica uma área administrativa e fabril de 60 mil m².
Pouco tempo depois, em 2002, a empresa já trabalhava a todo vapor, e a sua droga “Iressa” foi aprovada no Japão como monoterapia para pacientes de câncer de pulmão.
Três anos depois, em 2005, houve a aquisição da KuDOS Pharmaceuticals, uma empresa biotécnica do Reino Unido, por 120 milhões de libras.
No ano seguinte, em 2006, aconteceu outra grande aquisição, a do grupo Cambridge Antibody Technology, por 702 milhões de libras.
Entre o ano de 2007 e 2012 a Astrazeneca operou uma série de aquisições, entre elas:
- Therapeutics, uma empresa focada no descobrimento e antivirais;
- Medlmmune, que criava vacinas contra gripe e tratamentos antivirais;
- Novexel Corp, uma empresa de antibióticos;
- Guangdong BeiKang Pharmaceutical Company, companhia chinesa de medicamentos genéricos;
- Ardea Biosciences, companhia de biotecnologia.
No ano de 2013 a empresa anunciou planos para uma grande reestruturação corporativa, o que incluiu o fechamento de centros de pesquisa no Reino Unido e na Suécia.
Em 2014, a Astrazeneca rejeitou a oferta final de compra da Pfizer, o que avaliava a empresa em um valor de 117 bilhões de dólares.
Nos anos seguintes a empresa teve um grande crescimento operacional, participando de diversos acordos para a criação de medicamentos, abrindo filiais e por meio de aquisições.
A partir de 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a sua vacina de tecnologia própria propalou ainda mais o crescimento e o prestígio da companhia.
Informações Complementares
A empresa AstraZeneca PLC (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 211,42 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 40,81 Bilhões.
Com um total de 74.800 funcionários, a empresa está listada no setor de Cuidados de saúde e categorizada na indústria de Biotecnologia.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 51,21 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 6,50 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 32,55, um P/VP de 5,18 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da AZN ficou em 2,18%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR A1ZN34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker AZN.