A UCAS3 – Unicasa é uma empresa brasileira do setor de móveis e móveis planejados, fundada em 1985 e com sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
A companhia procura atender das classes C até A, fazendo isso por meio de cinco marcas principais, sendo elas:
- Dell Anno: sendo a principal marca da empresa, destinada a atender o público de classe A e classe B, com produtos de maior valor agregado;
- Favorita: buscando ser uma marca de soluções versáteis, o seu público alvo são as classes intermediárias de poder aquisitivo, B e C;
- New: essa marca é totalmente voltada para a classe C e busca principalmente conseguir o melhor aproveitamento possível dos ambiente;
- Unicasa Corporate: exclusiva para atender o setor corporativo, com soluções feitas sob medida dependendo das exigências do projeto;
- Casa Brasileira: são produtos com características advindas de todas as regiões brasileiras e a única marca da empresa que trabalha como franquia.
Para conseguir atender a demanda, a empresa conta com um parque fabril de 50 mil² de área construída em Bento Gonçalves, produzindo 184 mil módulos de móveis por mês.
Vale destacar que o modelo de negócios que a empresa segue é o de apenas começar a produção dos móveis depois do pedido ser confirmado. O prazo de entrega é de 10 dias.
História
A UCAS3 – Unicasa foi fundada em 1985 pelas empresas Grendene S.A, Telasul Artefatos de Arame Ltda e Pozza S.A – Indústria e Comércio.
No início o seu nome da empresa era oficialmente Premier Imóveis Ltda., sendo que no mesmo ano já houve sua alteração para Dell Anno Móveis Ltda.
No início a empresa fabricava apenas móveis de cozinha. No entanto, a partir da década de 90 os negócios da empresa começaram a expandir com novas linhas de produtos.
O período entre 1987 e 2003 foi razoavelmente conturbado por uma série de reestruturações societárias. Então, em 2003 é criada a marca popular Favorita.
No ano de 2004 a empresa se tornou uma sociedade anônima, mudando o seu nome para Única Indústria de Móveis S.A.
Entre 2007 e 2009 as marcas Dell Anno e Favorita passaram por um processo de reposicionamento que visava aumentar a percepção positiva que se tinha delas.
Nesse processo acabou se criando a marca New, que era voltada para atender as demandas da crescente classe média brasileira.
No ano de 2010 a empresa criou a subsidiária Unicasa Corporate, que tinha o objetivo de investir na construção civil e no setor de hotelaria.
No ano de 2012, outra medida utilizada para valorizar ainda mais a marca Dell Anno, foi o patrocínio pontual feito na São Paulo Fashion Week.
No mesmo ano, a marca estreante New foi patrocinada no Big Brother Brasil, além de inserções programadas para todo ano no programa Caldeirão do Huck.
Essa estratégia de vinculação de marcas a programas televisivos continuou ao longo da década, objetivando sempre criar uma associação com o público-alvo adequado..
Informações Complementares
A empresa UNICASA, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 141,42 Milhões , tendo um patrimônio de R$ 197,05 Milhões.
Com um total de 493 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Móveis.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 220,94 Milhões, que gerou um lucro no valor de R$ 12,73 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 11,11, um P/VP de 0,72 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da UNICASA ficou em 9,39% .