A The Coca-Cola Company é a maior empresa de bebidas do mundo, atuando no setor de consumo não cíclico, especificamente na indústria de bebidas não alcoólicas, criada por John Stith Pemberton e fundada por Asa Griggs Candler.
Responsável pelo licenciamento, produção e comercialização de mais de 500 marcas de bebidas, a companhia conta com diversos produtos como fonte de receita:
- Venda de concentrados e xaropes: vendas para empresas licenciadas, responsáveis pelo envase, distribuição e comercialização do produto final.
- Marcas adquiridas e parcerias: Costa Coffee (cafés), Vitaminwater (bebidas funcionais), AdeS (bebidas vegetais) e Monster Beverage (energéticos).
- Licenciamento de marcas e produtos: produtos alimentícios, merchandising e eventos promocionais, o que gera receitas adicionais por meio de royalties.
- Segmento de bebidas premium e saudáveis: Coca-Cola Zero Sugar, Smartwater, Honest Tea e Topo Chico.
- Engarrafadoras parceiras: Coca-Cola FEMSA, Coca-Cola HBC
Com atuação em mais de 200 países, a Coca-Cola utiliza uma extensa rede de engarrafadoras e distribuidoras para levar seus produtos aos consumidores.
Estima-se que produtos da marca respondam por mais de 1,9 bilhão de porções consumidas diariamente, em um mercado global de aproximadamente 58 bilhões de porções diárias de bebidas.
Na B3, a Coca-Cola é negociada por meio do BDR COCA34, enquanto no mercado internacional suas ações estão listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o ticker KO. O BDR fracionário da Coca-Cola é identificado como COCA34F.
História e quando foi criada a Coca-Cola
A história da Coca-Cola começou quando o farmacêutico John Stith Pemberton anunciou uma bebida útil no alívio da dor de cabeça, disponibilizada inicialmente como bebida medicinal à venda nas farmácias e drogarias.
No entanto, no fim do século 19, a fórmula e a marca foram vendidas para Asa Griggs Candler, que passou a gaseificar a Coca-Cola e comercializar a bebida como refrigerante, fundando a The Coca Cola Company.
Desde sua fundação a Coca-Cola atua em um modelo de franquia, sendo a responsável apenas pela produção do concentrado utilizado para o preparo e envase do produto.
Entre os marcos históricos estão a criação da icônica garrafa contour em 1915 e a consolidação da marca como símbolo cultural durante a Segunda Guerra Mundial, quando a empresa garantiu o fornecimento da bebida aos soldados americanos.
Em 1919, a Companhia foi vendida para um grupo de empresários liderado por Ernest Woodruff pelo montante de US$ 25 milhões. No mesmo ano, a Companhia anunciou sua oferta pública inicial (IPO).
Durante as décadas seguintes, a Coca-Cola expandiu sua atuação globalmente, tornando-se uma das marcas mais reconhecidas no mundo.
Nos anos 1950, a Coca-Cola deu início à sua diversificação de produtos com o lançamento da Fanta, criada na Alemanha durante a guerra, e da Sprite em 1961.
Nos anos 1990, a Coca-Cola intensificou sua expansão em mercados emergentes, especialmente na Ásia, África e Leste Europeu, após o fim da Guerra Fria. Mais tarde, em 2007, lançou a PlantBottle, uma embalagem feita parcialmente de materiais vegetais, investindo na sustentabilidade.
A liderança atual da empresa está sob comando de James Quincey, CEO desde 2017, que tem conduzido a companhia em direção à inovação e adaptação às novas tendências de consumo
Informações Complementares
A Empresa The Coca-Cola Company (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 266,94 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 28,15 Bilhões.
Com um total de 86.200 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Não-Cíclico e categorizada na indústria de Bebidas (não alcoólicas).
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 46,37 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 10,41 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 25,64, um P/VP de 9,48 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da KO ficou em 3,13%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR COCA34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker KO.