A Colgate-Palmolive Company atua no setor de consumo não cíclico, dentro da indústria de Produtos Pessoais e Domésticos, e foi fundada em 1806, nos Estados Unidos, por William Colgate.
Com sede em Nova York, a empresa é uma das líderes globais em produtos de higiene pessoal, saúde bucal e cuidados para o lar, o portfólio da Colgate-Palmolive abrange uma ampla gama de produtos.
Incluindo cremes dentais, escovas de dentes, sabonetes, shampoos, desodorantes, produtos de limpeza doméstica e alimentação para animais de estimação, suas principais marcas incluem Colgate, Palmolive, Protex, Softsoap, Speed Stick, Ajax e Hill’s Pet Nutrition, entre outras.
Com presença em mais de 200 países e territórios, a empresa atende milhões de consumidores por meio de varejistas, farmácias e comércio eletrônico. As regiões com maior participação de mercado incluem América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico.
O crescimento e a competitividade da Colgate-Palmolive são influenciados por fatores como inovação em produtos, tendências de consumo, eficiência na distribuição e sustentabilidade.
A empresa investe constantemente no desenvolvimento de novas formulações, embalagens ecológicas e iniciativas para a redução do impacto ambiental.
Sua estrutura operacional inclui fábricas, centros de distribuição e escritórios corporativos ao redor do mundo, contando com mais de 34.000 funcionários, e uma cadeia de suprimentos robusta que disponibiliza seus produtos em diferente mercados.
As ações da Colgate-Palmolive Company são negociadas na NYSE sob o ticker CL e no Brasil por meio do BDR COLG34.
História e quando foi criada a Colgate-Palmolive Company
A Colgate-Palmolive Company teve início em 1806, quando William Colgate fundou uma pequena fábrica de sabão e velas em Nova York, Estados Unidos. Nos primeiros anos, a empresa focou na produção de produtos básicos de higiene, expandindo gradualmente seu portfólio.
O primeiro creme dental em tubo foi lançado em 1896, revolucionando a higiene bucal e consolidando a Colgate como referência no segmento. No início do século XX, a empresa expandiu suas operações para outros países, fortalecendo sua presença global.
Em 1928, ocorreu a fusão com a Palmolive-Peet, que já possuía grande participação no mercado de sabonetes e produtos de limpeza. A nova entidade passou a se chamar Colgate-Palmolive-Peet, simplificada para Colgate-Palmolive nos anos seguintes.
Entre os marcos históricos da empresa, destacam-se:
- 1930: Expansão para mercados internacionais, consolidando-se como uma marca global.
- 1953: Alteração do nome para Colgate-Palmolive Company, refletindo seu portfólio diversificado.
- 1976: Entrada no segmento de nutrição animal com a aquisição da Hill’s Pet Nutrition.
- 2000-2020: Investimentos em pesquisa e desenvolvimento para produtos de higiene e sustentabilidade.
- 2020-2024: Avanços em embalagens ecológicas, novas tecnologias para higiene bucal e ampliação das estratégias digitais de venda.
Nos últimos anos, a empresa manteve sua posição entre as líderes do setor, ampliando sua oferta de produtos sustentáveis e adaptando-se às novas demandas dos consumidores. A Colgate-Palmolive continua focada em inovação, eficiência operacional e crescimento sustentável para atender aos desafios do mercado global.
Informações Complementares
A Empresa Colgate-Palmolive Company (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 70,80 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 544,00 Milhões.
Com um total de 34.300 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Não-Cíclico e categorizada na indústria de Produtos pessoais e domésticos.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 20,10 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 2,89 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 24,50, um P/VP de 130,14 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da CL ficou em 2,28%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR COLG34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker CL.