XP reitera projeção do Ibovespa em 149 mil pontos até o fim do ano

Corretora entende que Brasil é “vencedor relativo” no tarifaço dos EUA

Author
Publicado em 02/05/2025 às 14:43h - Atualizado 14 horas atrás Publicado em 02/05/2025 às 14:43h Atualizado 14 horas atrás por Wesley Santana
Ibovespa reflete desempenho das ações no país (Imagem: Shutterstuck)
Ibovespa reflete desempenho das ações no país (Imagem: Shutterstuck)

Na última quarta-feira (30), a XP Investimentos elevou sua expectativa para o Ibovespa (IBOV) no fim deste ano. A corretora aposta que o principal índice da B3 deve alcançar a marca de 149 mil pontos até dezembro.

📈 Para superar a aposta da XP, o Ibovespa precisa alcançar uma trajetória de sucesso, avançando quase 12% em relação ao atual patamar. Na tarde desta sexta (2), o índice opera por volta de 134.500 pontos, segundo dados da B3.

Para os analistas da corretora, o Brasil sai como um vencedor relativo em uma disputa que inclui os países emergentes na guerra tarifária feita pelos Estados Unidos. Eles ainda entendem que muitas das ações que compõem o índice agora são negociadas com desconto, o que abre caminho para uma eventual valorização do índice.

“Atualizamos nossa análise comparativa do valuation do Brasil frente aos seus pares da América Latina, emergentes e globais, e concluímos que as ações brasileiras seguem descontadas, com fundamentos sólidos e possível valorização com a melhora do cenário macro doméstico, sobretudo se o ciclo de alta de juros realmente estiver se encerrando em breve”, apontou a XP no relatório.

Eles também destacam que os investimentos estrangeiros que fugiram do país no início de abril, quando as tarifas foram divulgadas, passaram a retornar ao longo das semanas. No total do ano, o saldo positivo da entrada de recursos em ações está em R$ 7,9 bilhões. 

💰 Leia mais: Maio começa com Ibovespa em queda de 0,65% e dólar a R$ 5,63

“Essa visão foi amplamente compartilhada por investidores globais e de mercados emergentes durante nosso ‘roadshow’ em Londres, com sentimento claramente otimista em relação à bolsa brasileira”, escreveram os analistas. 

A projeção da XP já havia sido divulgada em fevereiro, antes de Trump chacoalhar o mercado global por meio de suas tarifas. Passados os principais momentos, a corretora volta a reiterar sua estimativa. 

“A conclusão aqui é óbvia: ao investir em ações brasileiras, é crucial ter uma visão e investir nos setores de commodities, e não apenas nos setores relacionados à economia doméstica”, disseram os analistas Fernando Ferreira, Fellipe Veiga, Júlia Aquino e Lucas Rosa, na época.

Desde o começo do ano, o Ibovespa cresceu 12%, conforme dados da B3. Na semana passada, o índice bateu sua máxima do ano, quando ultrapassou a casa dos 135 mil pontos.