Rumo (RAIL3) transporta mais em ferrovias, mas lucra menos no 3T25
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
A rede social X, ex-Twitter, disse neste sábado (17) que fechará o seu escritório no Brasil. A decisão ocorre em meio a mais um desentendimento entre o bilionário Elon Musk, dono do X, e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
🚨 Em comunicado, o X acusou Alexandre de Moraes de ter ameaçado de prisão seus representantes no Brasil, caso a empresa não cumprisse a decisão do ministro que determinou o bloqueio de perfis, canais e contas na rede social.
Elon Musk, no entanto, classificou os bloqueios de contas como uma "exigências de censura secreta (ilegal)". Por isso, o X negou-se a cumprir a decisão de Moraes e decidiu deixar o Brasil.
🗣️ "Devido às exigências da 'Justiça' Alexandre de Moraes no Brasil, que nos obrigariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, o X não tem escolha a não ser fechar nossas operações locais no Brasil", disse Musk.
O X acrescentou que a decisão de encerrar as operações no Brasil visa "proteger a segurança" da sua equipe. Por isso, "terá efeito imediato".
O X garantiu que a medida não vai afetar os usuários da rede social no país. "O serviço X continua disponível para a população do Brasil", afirmou.
E seguiu: "Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes".
Musk acrescentou que "a decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil". "Mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do Alexandre de Moraes, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados", acrescentou.
Leia também: PF prende ex-diretor da Petrobras (PETR4) no Rio de Janeiro
Há dez dias, Moraes pediu o bloqueio de contas como a do senador Marcos do Val (Podemos-ES) no âmbito do inquérito das milícias digitais, que investiga a disseminação de fake news e de discurso de ódio nas redes sociais.
O X, no entanto, classificou essa decisão como uma "ordem de censura" e decidiu descumpri-la. Policiais tentaram entrar em contato com os representantes da rede social no Brasil, mas não tiveram sucesso.
Segundo decisão sigilosa compartilhada pelo X, a avaliação de Moraes foi de que a funcionária da rede social estaria "agindo de má-fé" para não ser formalmente intimada da decisão de bloqueio.
Na sexta-feira (16), Moraes determinou, então, que os representantes do X tomassem as providências necessárias para cumprir a decisão e bloquear as contas em um prazo de 24 horas. Caso contrário, esses funcionários ficariam sujeitos ao pagamento de uma multa diária de R$ 20 mil e à prisão por desobediência à determinação judicial.
O STF não se manifestou sobre o assunto.
Veja o comunicado completo do X:
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Carta da gestora Sharp Capital em 2026 destaca três ações listadas na B3 que conseguiram ser campeãs em 15 anos.
Holding brasileira investe em empresas como Compass, Moove, Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3).
Companhia elétrica capta R$ 9,4 bilhões com renda fixa e alonga prazo médio da dívida de 5,5 anos para 5,8 anos.
No último pregão em novembro de 2025, o principal índice da B3 supera os 159 mil pontos pela 1ª vez.
Elétrica adquire participação majoritária de 52% do capital da Lurean S.A., focada em resíduos agroindustriais.
Todavia, a companhia elétrica viu suas receitas líquidas recuarem quase 10% no mesmo período.
Enquanto o Brasil ainda engatinha na exploração da Margem Equatorial com a Petrobras (PETR4), nosso vizinho sul-americano avançou.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?