Vale (VALE3) identifica trincas em barragem que está em situação de emergência

Complexo monitorado fica no interior de Minas Gerais

Author
Publicado em 14/09/2024 às 20:51h - Atualizado 3 dias atrás Publicado em 14/09/2024 às 20:51h Atualizado 3 dias atrás por Wesley Santana
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

🚨 A Vale (VALE3) publicou um fato relevante na noite desta sexta-feira (13) informando que encontrou “trincas superficiais” em uma barragem que está em nível máximo de emergência. A situação foi identificada na barragem Forquilha, na mina de Fábrica, situada em Ouro Preto, no interior de Minas Gerais. 

A empresa disse que as trincas foram encontradas depois de uma inspeção de rotina e ponderou que as condições de estabilidade não tiveram alteração.

“Ela conta com uma Estrutura de Contenção a Jusante e tem a respectiva Zona de autossalvamento evacuada, sem a presença de comunidades. A Vale mantém seus compromissos de avançar na descaracterização da estrutura e de buscar a redução de seu nível de emergência”, diz o comunicado. 

⚖️ Leia mais: Petrobras e Ecopetrol: Justiça da Colômbia manda suspender perfuração de poço

A Vale esteve no centro do noticiário, em 2019, quando houve o rompimento da barragem de Brumadinho, também em Minas Gerais. Neste caso, houve a morte de 270 pessoas, entre funcionários da mineradora e moradores da cidade. 

No começo do ano, em ocasião dos 5 anos da tragédia, o presidente Lula chegou a comentar o caso e disse que a empresa não fez nada para reparar o dano.

“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, escreveu o líder do Executivo.