Trump sobre taxa de juros nos EUA: pior inflação da história
Fed espera decisões do presidente para avaliar movimentos da inflação no país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à manutenção da taxa de juros pelo Fed (Banco Central dos EUA). Por meio das redes sociais, Trump afirmou que o órgão fez um “péssimo trabalho” ao deixar no patamar de 4,25% e 4,50%.
🗣️ “Se o Fed tivesse gasto menos tempo em DEI [diversidade, equidade e inclusão], ideologia de gênero, energia ‘verde’ e falsa mudança climática, a inflação nunca teria sido um problema. Em vez disso, sofremos com a pior inflação da história do nosso país!”, escreveu o recém-empossado presidente.
A decisão divulgada pelo Fed na tarde desta quarta-feira (28) mantém os juros no menor patamar desde 2022. Na última reunião, o órgão decidiu por cortar a taxa, mas não seguiu o caminho neste que foi o primeiro encontro depois da posse de Trump.
🏦 Leia mais: Copom eleva Selic para 13,25%, na 1ª reunião sob o comando de Galípolo
O presidente também não poupou críticas ao trabalho do BC no âmbito de regulamentação bancária.
“O Fed fez um péssimo trabalho na regulamentação bancária. O Tesouro vai liderar o esforço para cortar a regulamentação desnecessária e liberará empréstimos para todas as pessoas e empresas americanas”, pontuou.
Em 2024, os Estados Unidos encerraram o ano com uma inflação acumulada de 2,9%. O número representa um estouro da meta de 2% proposta pelo Fed.
Muito cedo
🤔 Também na quarta, Jerome Powell, presidente do Fed, destacou que ainda é muito cedo para avaliar quais serão os resultados das políticas tarifárias impostas por Trump. Segundo ele, os diretores estao aguardando para ver quais delas serao de fato promulgadas.
“Não sabemos o que acontecerá com as tarifas, com a imigração, com a política fiscal e com a política regulatória”, disse Powell, em coletiva de imprensa. “Estamos observando atentamente e nao temos pressa em chegar a uma política para entender qual deve ser a nossa resposta”, pontuou.
Copom eleva no Brasil
Enquanto nos EUA, o juro se manteve no mesmo patamar, no Brasil, o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou a taxa em 1 ponto percentual. Desta forma, a partir de agora, a Selic no país é de 13,5% ao ano.
Os diretores da autarquia também já adiantaram que pode ocorrer um novo aumento da mesma proporção na próxima reunião, marcada para meados de março. O cenário adverso convergindo para a inflação teria apoiado a decisão dos membros do BC.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses