Tesouro Direto pode dar lucro com marcação a mercado após greve? Veja spoiler
Taxas dos DIs despencaram, sugerindo que preço da renda fixa do governo pode encher o bolso do investidor

💰 Os investidores de renda fixa não puderam emprestar dinheiro ao governo brasileiro nesta terça-feira (24) devido à greve dos servidores do Tesouro Nacional. No entanto, o mercado pode estar escancarando um spoiler na volta das negociações do Tesouro Direto, com eventuais bons lucros com marcação a mercado.
Isso porque as taxas dos DIs, contratos de juros futuros negociados na B3 (como se fossem ações) registraram fortes quedas, sugerindo que possa ter havido um exagero na disparada das taxas nos últimos pregões, devido às preocupações com as contas públicas brasileiras, que inclusive fizeram uma renda fixa do governo tombar 6% em seu preço em apenas dois dias no Tesouro Direto.
Vale lembrar que todos os títulos públicos no Tesouro Direto são marcados a mercado, ou seja, seus preços e taxas variam diariamente.
Quando as taxas caem, o preço dos títulos sobe e essa valorização pode ser embolsada pelo investidor de renda fixa, caso o mesmo decida vender antecipadamente o seu título ao Tesouro Nacional, que sempre garante a recompra nos dias úteis.
O contrário também é verdadeiro, se as taxas sobem, o preço da renda fixa escorrega para compensar o maior recebimento de juros pelo investidor.
➡️ Leia mais: Campos Neto mostra preocupação com endividamento dos brasileiros por bets
Taxas dos DIs em queda podem ser spoiler ao Tesouro Direto
Já no caso das taxas dos DIs, os contratos de juros com vencimentos mais longos foram os que tiveram baixas mais intensas.
📉 O vencimento para janeiro de 2031 encerrou o pregão com taxa de 12,28% ante o fechamento anterior de 12,56%, e o contrato para janeiro de 2033 cedeu 29 pontos-base, de 12,53% para 12,24%.
Portanto, se as taxas dos DIs apresentaram forte recuo nesta terça-feira, o Tesouro Direto pode abrir as negociações na quarta-feira, ajustando as mais recentes tomadas de decisão dos investidores.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado