Terremoto de escala 7,5 atinge sul da Argentina e Chile; não há risco de tsunami
Esse é o nível mais alto da escala que começa em 0

Um terremoto potente atingiu o sul da Argentina e do Chile na manhã desta sexta-feira (2), segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. O evento registrou uma magnitude de 7,5 na escala Richter.
🌀 O epicentro do terremoto foi a região conhecida como Passagem de Drake, um corredor marítimo que divide o continente americano e a Antártida. Em terra, a cidade mais impactada foi a chilena Puerto Williams, por volta das 09h.
O tremor foi tão forte que as instituições locais acenderam alerta vermelho para a possibilidade de um tsunami na região. Horas depois, com a situação já controlada, os especialistas descartaram a eventualidade do tsunami.
"A população é solicitada a agir com calma e seguir as instruções das autoridades e equipes de emergência", disse o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile. Poucos minutos depois, a ordem de evacuação também foi retirada, mas o alerta foi mantido para a região.
"O dever neste momento é prevenir e seguir as instruções das autoridades. Os Comitês de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid), tanto regionais quanto nacionais, já estão operacionais. Todos os recursos do Estado estão à sua disposição", disse o presidente chileno Gabriel Boric, por meio das redes sociais.
🧾 Leia mais: China avalia proposta dos EUA para negociar tarifas
Em entrevista ao jornal argentino Clarín, um morador da região contou como foi a sensação na hora do terremoto que atingiu a região de Ushuaia. "Eu estava sentado no sofá, assistindo TV, e pensei que era o gato empurrando o sofá. Mas então as plantas começaram a se mover, tudo começou a se mover. E foi um momento muito importante", lembrou.
A ministra argentina de Segurança, Patricia Bullrich, tentou acalmar a população dizendo que a situação está calma. "Estamos online, em contato com o governo local e com as autoridades do Chile. Existe a Agência Federal de Emergência, que está sob a órbita do Ministério da Segurança Nacional. O terremoto foi nas profundezas do mar. Eles têm um alerta de tsunami, mas Ushuaia no momento não tem nenhum tipo de alerta", disse.
Puerto Williams e Ushuaia são as duas cidades mais ao sul do continente americano, localizadas a uma curta distância da Antártida. Ambas estão localizadas em uma zona austral, conhecida por muitos desastres naturais em razão das condições muito particulares.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.