Rival do Google? OpenAI anuncia mecanismo de busca com IA, o SearchGPT

A criadora do ChatGPT colocou em testes plataforma que promete oferecer respostas rápidas e oportunas, com ajuda da Inteligência Artificial.

Author
Publicado em 25/07/2024 às 17:15h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 25/07/2024 às 17:15h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
SearchGPT está disponível para pequeno grupo de usuários (Reprodução/Redes sociais)
SearchGPT está disponível para pequeno grupo de usuários (Reprodução/Redes sociais)

Criadora do ChatGPT, a OpenAI lançou nesta quinta-feira (25) a versão de testes da sua ferramenta de buscas, chamada de SearchGPT.

💻 A ferramenta promete "fornecer respostas rápidas e oportunas com fontes claras e relevantes", com ajuda da "força dos modelos de IA (Inteligência Artificial)" da OpenAI e de informações disponíveis na internet.

A SearchGPT ainda promete fornecer links para fontes relevantes de dados, "para que os usuários saibam de onde vêm as informações e possam interagir rapidamente com ainda mais resultados". Por isso, tem feito parcerias com publicações como a revista The Atlantic e o grupo News Corp, do jornal "The Wall Street Journal".

Além disso, a ferramenta permitirá que os usuários façam "perguntas de acompanhamento" para melhorar as respostas, como acontece em conversas com outras pessoas ou com o ChatGPT.

Veja como deve funcionar:

"Obter respostas na web pode exigir muito esforço, muitas vezes exigindo várias tentativas para obter resultados relevantes. Acreditamos que, ao aprimorar os recursos de conversação de nossos modelos com informações em tempo real da web, encontrar o que você procura pode ser mais rápido e fácil", afirmou a OpenAI.

Concorrente do Google?

📉 A SearchGPT é visto, portanto, como um potencial concorrente do Google, o mecanismo de busca mais usado no mundo, da Alphabet (GOGL34). Por isso, as ações da Alphabet operam com volatilidade em Nova York nesta quinta-feira (25).

O mecanismo de busca da OpenAI, no entanto, ainda não está disponível para todos os usuários. A companhia disponibilizou a ferramenta apenas para "um pequeno grupo de usuários e editores para obter feedback" e tem uma lista de espera para incluir mais usuários no teste.

Segundo a companhia, o objetivo é usar as avaliações desses "testadores" para "integrar o melhor desses recursos diretamente no ChatGPT no futuro".