Reeleição de Lula em 2026 pode ser ameaçada por Tarcísio, diz pesquisa

Em um dos cenários, Lula derrotaria Tarcísio com 41,1% dos votos.

Author
Publicado em 11/02/2025 às 15:23h - Atualizado 8 dias atrás Publicado em 11/02/2025 às 15:23h Atualizado 8 dias atrás por Elanny Vlaxio
Gusttavo Lima figura está entre as intenções de voto mais baixas (Imagem: Divulgação/Presidência da República)
Gusttavo Lima figura está entre as intenções de voto mais baixas (Imagem: Divulgação/Presidência da República)

🗳️ O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral para 2026 em todos os cenários, com exceção do confronto contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No caso de um segundo turno entre os dois, a disputa estaria tecnicamente empatada, com Lula registrando 45,7% e Tarcísio, 44,7%.

A pesquisa também apresentou simulações para o primeiro turno. Em um dos cenários, Lula derrotaria Tarcísio com 41,1% dos votos, enquanto o governador teria 26,2%. Outros nomes, como Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5,9%, e o cantor Gusttavo Lima, com 5,6%, figuram com intenções de voto mais baixas.

Leia também: Governo Lula pode taxar big techs em retaliação ao tarifaço de Trump

A pesquisa também simulou uma possível disputa entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse cenário, Lula venceria com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro ficaria com 40,6%. Simone Tebet (MDB) teria 4,9% e Ciro Gomes (PDT) 4,5%.

🗣️ As simulações mostram que, mesmo com a queda na aprovação do governo e de Lula em janeiro, o petista ainda mantém uma vantagem. A desaprovação de Lula chegou a 51,4%, enquanto 42% consideram seu governo positivo.

Em relação ao governo de Jair Bolsonaro, 48,5% dos entrevistados consideram o governo de Lula superior, enquanto 45,8% avaliam positivamente o governo anterior. Outros 5,7% acreditam que os governos de Lula e Bolsonaro são “iguais”. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pela AtlasIntel, que ouviu 3.125 eleitores brasileiros entre 27 e 31 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

🔎 O levantamento também apontou que a principal preocupação dos entrevistados é a criminalidade e o tráfico de drogas, com 57,8% mencionando essa questão. A corrupção aparece em seguida, com 49,4%, e a economia/inflação é citada por 29,1%. 

Além disso, o governo Lula teve a pior avaliação na área de segurança pública, com cerca de 50% dos entrevistados avaliando a atuação do presidente como ruim ou péssima, enquanto 33% a consideram ótima ou boa. 

Por outro lado, o desempenho do governo em direitos humanos e igualdade racial teve a melhor avaliação, com 54% dos entrevistados avaliando positivamente a atuação nessa área e 39% negativamente.