Quaest: 51% desaprovam governo Lula, e 46% aprovam
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou queda na desaprovação. Atualmente, 51% dos entrevistados desaprovam a gestão, frente a 53% em julho. A aprovação, por sua vez, alcançou 46%, três pontos a mais do que na pesquisa anterior.
🔎 Apenas 3% não souberam ou não responderam. O levantamento foi feito entre 13 e 17 de agosto, com 2.004 entrevistas presenciais. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Leia também: Bancos brasileiros sob risco: O que acontece se mantiverem vínculo com Moraes?
No Nordeste a aprovação ao governo Lula subiu 7 pontos, chegando a 60% (era 53% em julho), enquanto a desaprovação caiu para 37% (antes 44%). No agregado de Centro-Oeste e Norte, a aprovação passou de 40% para 44% (+4 pontos), e a desaprovação caiu de 55% para 53% (-2 pontos).
Já no Sul, a desaprovação ao governo se manteve no patamar mais elevado do país, com 61%. A aprovação, porém, cresceu de 35% para 38% (+3 pontos). Entre eleitoras, a avaliação da gestão Lula segue dividida, configurando empate técnico.
Para 48%, Lula vai conseguir negociar tarifaço; 45% acham que não
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 48% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguirá negociar um acordo para o tarifaço de Donald Trump, presidente dos EUA. Outros 45% não confiam nessa possibilidade e 7% não souberam ou não responderam.
👀 Para 71% dos entrevistados, o presidente norte-americano erra ao impor tarifas sobre produtos brasileiros com o argumento de que há perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Do total, 21% concordam com a posição de Trump, e 8% não souberam ou preferiram não responder. Em julho, o líder dos Estados Unidos oficializou tarifas de 50% sobre determinados produtos brasileiros.
A avaliação sobre o rumo do país permanece estável: 57% acreditam que o Brasil está na direção errada, 36% veem a trajetória como correta e 7% não responderam. Não houve mudanças significativas em comparação à pesquisa de julho, aponta a Genial/Quaest.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump