Primeiro paciente da Neuralink joga xadrez usando apenas o pensamento

A empresa de Elon Musk possibilitou paciente tetraplégico jogar por meio de implante cerebral.

Author
Publicado em 21/03/2024 às 22:09h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 21/03/2024 às 22:09h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
Foto - Reprodução internet
Foto - Reprodução internet

🧠 O primeiro humano a ser submetido ao implante cerebral da Neuralink, empresa liderada por Elon Musk, foi visto jogando xadrez em um computador apenas com o poder do pensamento. Em um vídeo divulgado, Noland Arbaugh, de 29 anos, tetraplégico desde um acidente em 2018 que o deixou paralisado dos ombros para baixo, demonstra sua habilidade em mover o cursor na tela apenas com a "imaginação".

Ele compara a experiência a usar a "força" dos jedis de Star Wars, explicando que pode movimentar o cursor simplesmente olhando para algum ponto na tela, e ele se desloca para onde ele deseja. O vídeo foi transmitido ao vivo na conta da Neuralink pela plataforma X ,antigo Twitter.

Além de jogar xadrez, Arbaugh relata ter passado oito horas seguidas jogando o título de estratégia Civilization VI, interrompendo apenas para recarregar o implante - um processo feito sem fios, por meio de aproximação. Ele também menciona estar aprendendo diferentes idiomas com a ajuda do implante.

Em 2023, a Neuralink recebeu autorização da US Food and Drug Administration (FDA) para realizar testes clínicos em humanos. Três anos antes, a empresa conduziu experimentos em um macaco, que foi visto em um vídeo jogando ping pong apenas com sua mente, após aprender a manipular um cursor na tela usando um joystick. No entanto, vários macacos envolvidos nos testes da Neuralink precisaram ser sacrificados devido a complicações graves, incluindo "diarreia com sangue, paralisia parcial e edema cerebral", como relatou a revista americana Wired.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, embora registros de 2004 documentem uma pessoa com paralisia capaz de controlar um cursor por meio de uma interface cérebro-computador, as tecnologias anteriores não permitiam a transmissão de dados sem fio, como a Neuralink. O fato de Arbaugh conseguir falar normalmente enquanto controla o cursor "telepaticamente" também indica um avanço significativo, conforme destacado pelo jornal.