“Prévia do PIB”: IBC-Br recua 0,4% em julho
O IBC-Br é considerado um termômetro da economia brasileira.
O BC (Banco Central) divulgou nesta sexta-feira (13) que o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) registrou uma queda de 0,4% em julho, após a forte alta de 1,4% observada em junho. Embora o resultado tenha sido negativo, ele superou as expectativas dos analistas da LSEG, que previam uma contração maior (0,90%).
📈 O IBC-Br, considerado um termômetro da economia brasileira, registrou um crescimento de 5,3% em julho de 2023 na comparação com o mês anterior. Esse resultado indica uma expansão da atividade econômica no país.
No acumulado de 12 meses, o índice apresentou um avanço de 2,0%, e no ano, de 2,6%. Ao analisar o desempenho trimestral, observa-se um crescimento de 1,3% em relação ao trimestre anterior e de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Leia também: Tesouro Direto: Nem confisco de dinheiro nos bancos derruba renda fixa
📉 A informação chega dias após o Brasil registrar deflação pela primeira vez no ano. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal indicador da inflação no país, encerrou o mês de agosto com deflação de 0,02%. Essa deflação foi impulsionada, principalmente, pela queda de 0,44% nos preços dos alimentos.
Os preços de batata inglesa (-19%), tomate (-16%) e cebola (-16%) caíram significativamente. O setor de habitação, influenciado pela redução nos preços da energia elétrica, também apresentou queda de 0,51%. No entanto, artigos de residência, vestuário, saúde, despesas pessoais, educação e comunicação registraram alta no período.
🏙️ Entre as capitais, Recife registrou a menor deflação (-0,5%), enquanto Porto Alegre teve a maior inflação (0,18%). São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram, respectivamente, 0,1% e -0,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação brasileira é de 4,24% e, desde janeiro, de 2,85%.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros