Presidente do México fecha acordo com Trump para pausar tarifas por um mês

O México passa a ter três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano.

Author
Publicado em 03/02/2025 às 14:49h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 03/02/2025 às 14:49h Atualizado 2 minutos atrás por Elanny Vlaxio
Trump também comentou o acordo (Imagem: Shutterstock)
Trump também comentou o acordo (Imagem: Shutterstock)

Claudia Sheinbaum, presidente do México, anunciou nesta segunda-feira (3) que firmou um acordo com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para adiar por um mês as tarifas que haviam sido determinadas por ele. A presidente mexicana publicou em sua rede social X que a conversa foi realizada "com grande respeito" pelo vínculo entre as duas nações.

💲 Durante uma entrevista com jornalistas nesta segunda-feira (3), a presidente mexicana afirmou que os líderes dos dois países reconheceram que essa seria a melhor abordagem para garantir a competitividade frente à China e outras potências globais. 

Sheinbaum também revelou que o México passará a contar com três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano.

"Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, onde o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração", disse a presidente mexicana.

Leia também: Musk diz que deve fechar principal agência humanitária dos EUA

🗣️ Ela também disse: "Agora, se abrem duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio", completou Sheinbaum, reforçando o quanto considera importante a pausa das tarifas. "Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho".

Em sua rede social, Truth Social, Trump também comentou o acordo. O presidente dos EUA classificou a conversa como "muito amigável" e destacou que os soldados mexicanos enviados para a fronteira serão "designados  para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais" em direção aos Estados Unidos. 

Trump ainda confirmou a suspensão das tarifas previstas e revelou que o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário do Comércio, Howard Lutnick, irão liderar as negociações com "representantes de alto nível do México."

💬 "Estou ansioso para participar dessas negociações, com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um 'acordo' entre nossos dois países", escreveu Trump.

Vale lembrar que na última sexta-feira (31) Trump afirmou que irá taxar produtos da UE (União Europeia).“Vou impor tarifas à União Europeia? Querem a verdade ou uma resposta política? Com certeza”, declarou a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. Ele acusou a UE de tratar os EUA de maneira “terrível”.