Presidente do México fecha acordo com Trump para pausar tarifas por um mês
O México passa a ter três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano.
Claudia Sheinbaum, presidente do México, anunciou nesta segunda-feira (3) que firmou um acordo com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para adiar por um mês as tarifas que haviam sido determinadas por ele. A presidente mexicana publicou em sua rede social X que a conversa foi realizada "com grande respeito" pelo vínculo entre as duas nações.
💲 Durante uma entrevista com jornalistas nesta segunda-feira (3), a presidente mexicana afirmou que os líderes dos dois países reconheceram que essa seria a melhor abordagem para garantir a competitividade frente à China e outras potências globais.
Sheinbaum também revelou que o México passará a contar com três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano.
"Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, onde o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração", disse a presidente mexicana.
Leia também: Musk diz que deve fechar principal agência humanitária dos EUA
🗣️ Ela também disse: "Agora, se abrem duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio", completou Sheinbaum, reforçando o quanto considera importante a pausa das tarifas. "Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho".
Em sua rede social, Truth Social, Trump também comentou o acordo. O presidente dos EUA classificou a conversa como "muito amigável" e destacou que os soldados mexicanos enviados para a fronteira serão "designados para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais" em direção aos Estados Unidos.
Trump ainda confirmou a suspensão das tarifas previstas e revelou que o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário do Comércio, Howard Lutnick, irão liderar as negociações com "representantes de alto nível do México."
💬 "Estou ansioso para participar dessas negociações, com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um 'acordo' entre nossos dois países", escreveu Trump.
Vale lembrar que na última sexta-feira (31) Trump afirmou que irá taxar produtos da UE (União Europeia).“Vou impor tarifas à União Europeia? Querem a verdade ou uma resposta política? Com certeza”, declarou a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. Ele acusou a UE de tratar os EUA de maneira “terrível”.
Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista