Presidente do Fed da Filadélfia diz que espera corte de juros

Ele, no entanto, admitiu que a trajetória de política monetária é incerta.

Author
Publicado em 09/01/2025 às 14:22h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 09/01/2025 às 14:22h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
A fala foi feita nesta quinta-feira (9) (Imagem: Shutterstock)
A fala foi feita nesta quinta-feira (9) (Imagem: Shutterstock)

Patrick Harker, presidente do Federal Reserve da Filadélfia, manifestou sua expectativa por um novo corte nos juros durante uma declaração realizada nesta quinta-feira (9). No entanto, o dirigente reconheceu a existência de incertezas quanto à futura direção da política monetária.

🗣️ "Ainda nos vemos em uma trajetória de redução da taxa de juros", afirmou o presidente em seu discurso preparado para a Associação Nacional de Diretores Corporativos. Essas são as primeiras declarações de Harker desde a reunião do Federal Reserve de dezembro, na qual foi implementado um corte de 25 pontos-base na taxa de juros.

Leia também: CEO da OpenAI é acusado de abuso sexual pela irmã

"Embora tenha afirmado que 'os fundamentos gerais de nossa economia continuam fortes', o presidente reconheceu que 'continuamos em tempos muito instáveis', o que dificulta a previsão da política monetária."

Além disso, ele afirmou que o Federal Reserve tem conseguido mitigar a pressão inflacionária, apesar dos índices ainda estarem acima da meta estabelecida. No entanto, o retorno à inflação de 2% tem sido mais lento do que o esperado. Na outra ponta, a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, declarou nesta quinta-feira (9) que as incertezas em relação ao futuro exigem maior cautela por parte do banco central dos EUA.

💬 “Com uma economia que está em uma boa situação geral e a política monetária já mais próxima de uma postura mais neutra, vejo a natureza atual da incerteza como um apelo para uma abordagem gradual e paciente para a definição da política monetária”, afirmou Collins, em texto para discurso no Fed de Boston.