Plano de contingência sai até quarta-feira (13), diz Rui Costa
Ele ressaltou ainda que o Congresso Nacional aprovou uma lei que autoriza medidas de reciprocidade contra os EUA.

🗣️ Nesta terça-feira (12), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o plano de contingência em resposta às tarifas de 50% impostas pelos EUA (Estados Unidos) a produtos brasileiros será apresentado até quarta-feira (13).
De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá, ainda nesta manhã, uma reunião com os ministros da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e de outras áreas para definir as medidas a serem tomadas.
“A ideia geral é apoiar, estimulando que essas empresas possam redirecionar seus produtos para outros países. Fiz reuniões com embaixadores da China e da Índia para identificar oportunidades de exportação”, disse o ministro em entrevista à rádio Alvorada FM, de Guanambi (BA).
Leia também: EUA estendem pausa nas taxas para a China por mais 90 dias
💬 O ministro criticou a decisão de Trump de elevar as tarifas de importação para até 100% em determinados casos. Ele ressaltou ainda que o Congresso Nacional aprovou uma lei que autoriza medidas de reciprocidade contra os EUA. “Quem deveria taxar os EUA era o Brasil. O presidente Lula está disposto a negociar, mas se taxaram lá, podemos também impor custos adicionais às empresas americanas”, declarou.
Em relação às tarifas de 100%, o Brasil também foi ameaçado pelos EUA por negociar com a Rússia. Lindsey Graham, senador norte-americano, ameaçou impor tarifas extras de até 100% sobre países que seguirem comprando petróleo da Rússia.
💭 “China, Índia e Brasil. Esses três países compram 80% do petróleo russo barato e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando”, disse. “Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia”, afirmou.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos