PagBank (PAGS34) lidera ranking de reclamações do BC no 3º tri

Instituição recebeu o maior índice de queixas pelo segundo trimestre consecutivo.

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Publicado em 24/10/2024 às 16:04h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 24/10/2024 às 16:04h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
PagBank teve 3.423 reclamações procedentes no trimestre (Imagem: Shutterstock)
PagBank teve 3.423 reclamações procedentes no trimestre (Imagem: Shutterstock)

O conglomerado formado pelo PagBank e pelo PagSeguro (PAGS34) segue na liderança do ranking de reclamações do setor financeiro, elaborado trimestralmente pelo BC (Banco Central).

🏦 O ranking reúne as queixas apresentadas contra bancos, financeiras e instituições de pagamento e classifica as instituições mais reclamadas de acordo com o número de queixas e de clientes de cada uma.

O PagBank e o PagSeguro assumiram a dianteira da lista no segundo trimestre deste ano, quando registraram um índice de reclamações de 90,62. E mantiveram o posto no terceiro trimestre, só que um índice mais elevado de reclamações: 104,88. 

📊 O número representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de cliente. Ou seja, reclamações em que foram verificados indícios de descumprimento de lei ou da regulamentação do Banco Central.

Com cerca de 32,6 milhões de clientes, o PagBank e o PagSeguro receberam 3.423 reclamações consideradas procedentes pelo BC. As queixas mais comuns foram sobre a portabilidade do crédito consignado e ao companhamento da conta de pagamento.

Ranking de reclamações 

O C6 Bank e o Banco Inter (INBR32) completam o pódio do ranking de reclamações do Banco Central do terceiro trimestre de 2024.

Bancões também estão na lista. O Itaú (ITUB4), por sinal, saltou da 9ª para a 4ª posição do ranking, entre o segundo e o terceiro trimestre. Já o conglomerado formado pelo BTG Pactual (BPAC11) e pelo Banco Pan (BPAN4) caiu da 3ª para a 6ª colocação.

Veja as 15 instituições financeiras mais reclamadas no 3º tri:

Principais reclamações

Segundo o Banco Central, os consumidores de serviços financeiros se queixam, sobretudo, de questões relacionadas ao crédito. 

Veja as cinco queixas mais comuns no 3º trimestre: 

  • Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado;
  • Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento - instituição de pagamento.

PAGS34

PagBank
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