Oxxo inaugura 500ª loja em SP e já chega a 200 mil na América Latina

Marca mexicana tem estratégia de abrir uma unidade a cada dois dias no país

Author
Publicado em 30/03/2024 às 15:30h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 30/03/2024 às 15:30h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Oxxo é um mercado de proximidade mexicano. Foto: Shutterstock
Oxxo é um mercado de proximidade mexicano. Foto: Shutterstock

Ocho, Oquisso, Osso... o nome da loja ainda é um problema para os brasileiros, mas o minimercado vermelho com amarelo já é visto em grande parte dos bairros paulistas.

Trata-se da marca mexicana Oxxo, que desembarcou no Brasil em 2020 e inaugurou sua loja de número 500 na última terça-feira (26).

Em três anos, a empresa chegou a 15 cidades do Estado de São Paulo, mas pretende avançar ainda mais neste ano. Ao todo, na América Latina, são 200 mil lojas físicas, segundo dados da companhia que é subsidiaria do Grupo Nos, também controlador da rede de conveniências Shell Select. 

"Não descartamos futuramente a expansão para outros estados. Atualmente, porém, vemos muito espaço para seguir dentro de São Paulo", disse o CEO Hugo Curiel, em entrevista à revista Exame. "Apesar de não descartar a possibilidade de abrir franquias no futuro, hoje, o foco de curto prazo é nas operações próprias", explica.

Só no ano passado, foram 200 lojas inauguradas, muitas delas em cidades da região de Santos, no litoral do estado. Funcionando 24 horas por dia, a empresa afirmou que tinha o desafio de inaugurar uma loja a cada dois dias.

A primeira unidade da Oxxo no Brasil foi inaugurada em dezembro de 2020, na cidade de Campinas, interior de SP. O foco da companhia e no chamado mercado de vizinhança, levando aos consumidores praticidade.

No Brasil, a Oxxo é uma joint venture 50/50 entre Femsa (distribuidora da Coca-Cola) e Raízen (licenciada do logo Shell). A marca é considerada uma das mais valiosas do mercado mexicano, segundo monitores globais.