Oi (OIBR3) segue sob administração judicial, e suspensão de pagamentos é estendida
A direção da tele permanece afastada, e a gestão integral fica sob comando judicial.
A gestora de recursos Pimco é a nova acionista majoritária da Oi (OIBR3). A gestora era um dos principais credores da companhia, mas trocou os seus créditos por ações e alcançou uma participação de 36,5% na empresa. Ainda assim, diz que não pretende mudar o controle ou a estrutura administrativa da Oi.
A Pimco recebeu cerca de 120,4 milhões das ações emitidas pela Oi no aumento de capital previsto no seu plano de recuperação judicial. A entrega das ações começou há uma semana e foi confirmada nessa terça-feira (19) pela gestora.
🗣️ Em carta enviada à Oi, a Pimco diz que passou a responder por uma fatia de 36,5% da empresa, mas ressalta que "não têm o objetivo de atingir qualquer participação acionária em particular ou alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia, exceto se nos termos e condições do Plano de Recuperação Judicial".
No mesmo dia, a SC Lowy confirmou o recebimento de 40,5 milhões de ações, que lhe conferem uma fatia de 12,3% na Oi. A Ashmore Investment Advisors também já havia alcançado na última quinta-feira (14) uma participação de 9,58% na empresa, após receber 31,3 milhões de ações em contrapartida à capitalização de créditos detidos contra a Oi.
Com isso, essas três gestoras tornaram-se os principais acionistas da Oi. Veja como deve ficar o controle acionário da empresa após o aumento de capital:
Ao todo, a Oi capitalizou R$ 1,389 bilhão em créditos, por meio da emissão de aproximadamente 264 milhões de novas ações ordinárias. A operação deixou os antigos acionistas da empresa sujeitos a uma diluição de aproximadamente 80%.
Ao homologar o aumento de capital, em 28 de outubro, a Oi lembrou, por sua vez, que a medida endereça um dos principais objetivos do seu plano de recuperação judicial, "na medida em que auxilia a promover o fortalecimento da estrutura de capital da Companhia, contribuindo para a equalização de seu passivo e superação da atual crise econômico-financeira do Grupo Oi".
Leia também: Oi (OIBR3) mira venda de 500 imóveis em 2025 para acelerar reestruturação
📞 Assim como a Pimco, a SC Lowy e a Ashmore disseram que não pretendem alterar o controle ou a estrutura administrativa da companhia. Mesmo assim, a Oi já convocou uma assembleia geral de acionistas para eleger um novo Conselho de Administração.
A proposta da empresa é reduzir número de membros do Conselho de Administração dos atuais 9 para 7 e eleger novos membros para um mandato unificado que deve se estender até a assembleia geral ordinária que deliberar sobre as demonstrações financeiras de 2025.
Segunda maior credora da Oi, a SC Lowy Primary Investments já indicou seis nomes para a eleição. A ideia é manter os conselheiros Francisco Roman Lamas Mendez-Villamil, Paul Aronzon e Renato Carvalho Franco e eleger três novos conselheiros: Marcelo José Milliet, Paul Murray Keglevic e Scott David Vogel. Já os acionistas Victor Adler e VIC DTVM propuseram a recondução do conselheiro Raphael Manhães Martins.
A direção da tele permanece afastada, e a gestão integral fica sob comando judicial.
O compromisso entre Oi e Anatel contemplava a liberação de depósitos referentes a uma ação judicial ligada ao Fust.
Os fundos sob sua administração alienaram todas as 64.811.440 ações ordinárias remanescentes.
Companhia de telefonia voltou ao balcão da bolsa na tarde de sexta
Bens da Oi serão vendidos para pagar dívidas, mas acionistas estão no fim da fila de pagamento.
A juíza ainda determinou o afastamento da diretoria e do Conselho de Administração da companhia.
A companhia sinalizou ao mercado que pode entrar em estado de insolvência.
A Justiça determinou a transferência por causa das dificuldades financeiras da Oi.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?