Ocidente boicotou, mas Rússia consegue burlar sanções; entenda
País continua recebendo produtos de marcas dos Estados Unidos e Europa

⚔️ Desde que a Rússia anunciou a invasão da Ucrania e deu início à guerra, em fevereiro de 2022, muita coisa mudou. O Mc Donalds anunciou a saída do país, as principais bandeiras de cartão de crédito deixaram de operar e Moscou foi expulso da rede financeira SWIFT, que permite transações financeiras entre nações.
No entanto, poucas dessas sanções do ocidente causaram um impacto real na economia russa. Embora a Apple não venda seus produtos oficialmente no país, os cidadãos conseguem comprá-los por meio de importações paralelas, por exemplo.
Conforme destaca a rede Al Jazeera, a economia russa tem resistido às pressões do ocidente bem melhor do que era esperado. Em termos de comparação, no primeiro ano da guerra, o PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia só caiu 2,1%, conforme dados do FMI (Fundo Monetário Internacional), diferente da expectativa que era de redução de 8,5%.
🚘 Leia também: Musk vai à China, de olho nas vendas da Tesla (TSLA34)
"Depois que as sanções foram impostas, os fornecedores encontraram maneiras de contornar e continuaram essencialmente os embarques ininterruptos", disse o representante de atendimento ao cliente da Restore, que vende produtos da Apple, à rede árabe.
Apesar de ter ocorrido um forte êxodo de companhias ocidentais saindo do país de extremo norte, empresas de alguns países da Ásia continuam operando e fazendo seus negócios normalmente por lá. Isso porque países como Emirados Árabes Unidos e China não aderiram às sanções e são fortes aliados econômicos da Rússia, além da fiel Belarus.
Desta forma, mesmo que a Coca-Cola não tenha uma fábrica no maior país do mundo, empresas licenciadas exportam produtos para lá e os fazem chegar aos supermercados. E o mesmo acontece com diversas outras marcas estrangeiras, do segmento de alimentos ao de limpeza.
"Você pode ir [no Cazaquistão] e comprar o caminhão inteiro", disse uma fonte por telefone, lembrando que o país vizinho pode ser usado como intermediário nas exportações.
Ainda segundo a Al Jazeera, o cenário é um pouco mais diferente quando se trata de setores mais concentrados, caso das montadoras de automóveis. No primeiro ano da guerra, as vendas de veículos de fabricantes estrangeiras caíram 59%, conforme dados da Associação de Empresas Europeias.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros

Brasil apostará em lítio, terras raras e minerais focados na descabonização
Banco estatal está buscando sugestões da sociedade para minerais estratégicos na transição energética; entenda

Selic a 14,25% ameaça lucros em 2025? Veja setores e ações na B3 mais prejudicados
Analistas do BTG Pactual calculam quais serão os possíveis impactos financeiros às empresas brasileiros com taxa de juros tão elevada

Renda fixa como vantagem para aluguel e empréstimos? Conheça o TD Garantia
Tesouro Direto, B3 e Banco Central se unem para promover patrimônio dos investidores em títulos públicos como fiança; entenda

LCA e LCI que pagam taxa equivalente acima de 110% do CDI
Genial Investimentos escolhe dois títulos de renda fixa isentos de imposto de renda

A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.

Tesouro Direto: Nem confisco de dinheiro nos bancos derruba renda fixa
Títulos voltam a pagar mais de 12% ao ano, mesmo com dinheiro esquecido no radar