MSCI retira Natura do índice Brasil, mas já indica alternativa; veja felizarda
Nova composição da carteira entra em vigor no dia 28 de agosto.

Nesta quinta-feira (7), a MSCI divulgou um rebalanceamento no seu índice de ações brasileiras. A gestora de investimentos excluiu uma empresa do indicador e já selecionou outra para o lugar.
Quem deixa o MSCI Brazil é a Natura (NTCO3), que tinha um peso de 0,406% no índice. Por outro lado, quem passa a compor a lista é a Porto Seguro (PSSA3) que chega com participação de 0,502%.
Com a novidade, o índice Brasil passa a representar 4,19% do MSCI Emerging Markets, subindo a posição que tinha anteriormente. O MSCI Latin America, por sua vez, continua sem grandes alterações, conforme comunicado divulgado pela marca.
O MSCI Brazil é uma importante ferramenta de investimento estrangeiro, pois indica quais são as ações da bolsa brasileira com maior destaque fora do país. Por isso, quando uma companhia compõe o índice, é esperado uma fila maior de investimento internacional.
Leia mais: Empresa pode estrear no Ibovespa em setembro; veja qual é a aposta da XP
Segundo levantamento feito pelo Valor Econômico, o fluxo de saída de capital de uma empresa que deixa a carteira pode passar da casa dos cem milhões de dólares. Grande parte deste valor está relacionado a negociação de ETFs, como oiShares MSCI Brazil (BEWZ39), que movimentam o valor de mercado de cada companhia da lista.
O MSCI é revisto duas vezes por ano, com oficialização sempre nos meses de fevereiro e agosto. A nova carteira deve entrar em vigor no próximo dia 27 de agosto, conforme destacou a gestora na nota.
“Nos mercados emergentes, a maioria dos movimentos ocorreu na China, com 14 inclusões e 17 exclusões. Os maiores aumentos de peso por país foram da China, que subiu 29 pontos-base em 7 de agosto, e da Indonésia, que subiu 14 pontos-base. Por outro lado, as maiores quedas de peso foram registradas na Malásia, com queda de 3 pontos-base, e na Turquia, com queda de 5 pontos-base”, analisa a XP Investimentos.
BEWZ39
ISHARES MSCI BRAZIL ETFR$ 50,70
-4,03 %
-%
4,26 %
-
-

MSCI Brazil tem mudanças para fevereiro; veja ações afetadas
Empresa retirou ticker, mas não adicionou novos nomes

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial