Lula sanciona lei que cria “Combustível do Futuro”; entenda
Quantidade de etanol na gasolina e diesel podem subir
🛢 Nesta terça-feira (8), em evento na Base Área de Brasília, o presidente Lula sancionou a chamada Lei do Combustível do Futuro. A legislação surge como uma espécie de marco legal para projetos inovadores na área de petróleo.
Duas principais mudanças devem surgir a partir desta nova lei: a primeira é a possibilidade de aumentar a mistura de etanol à gasolina e ao diesel; a segunda é criação de um ambiente de negócios para a captura e estocagem de CO2.
O governo promete investir até R$ 260 bilhões nesses projetos, como uma iniciativa de diminuir a emissão de carbono no país. “Os avanços que teremos em razão dessa lei são inéditos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
🚗 Leia mais: IPVA atrasado? Governo de SP lança novo benefício para quitação de dívidas
No caso dos combustíveis, especialmente do diesel, atualmente o máximo permitido de etanol por lei hoje é de 15%, mas o Executivo prevê aumentar essa composição ano a ano, até chegar em 20% em 2030. Já para a gasolina, o máximo permitido pode subir dos atuais 27,5% para 35%.
Esse e outros trechos já foram aprovados pelo Congresso Nacional no mês passado, como forma de abrir caminho para uma maior produção de biocombustíveis. "O Brasil hoje é um modelo para o mundo. O Brasil vai fazer a maior resolução energética do planeta Terra e não tem ninguém para competir com o Brasil", disse Lula, durante o evento.
Intercorrência
✈ Um avião da Azul estava previsto para pousar na Base Aérea durante o evento, abastecido com o novo combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). No entanto, a companhia aérea não conseguiu a quantidade suficiente para encher o tanque.
Segundo a Folha de S. Paulo, o Brasil ainda não tem produção deste produto, por isso foi necessário buscar empresas estrangeiras que tivessem o produto. O avião estava cotado para fazer a rota entre a capital federal e a cidade de Campinas, no interior de SP.
"A Azul tentou de todas as formas conseguir o SAF para esse momento simbólico, mas as empresas que produzem não têm flexibilidade – não podem tirar parcela do combustível de um contrato, que é feito de longo prazo, para passar para outro cliente. O Brasil precisa incentivar os investimentos nessa área", explicou Donizete Tokarski, CEO da Ubrabio, ao jornal.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista