Lula mandará as Forças Armadas para as ruas durante as eleições de 2024

A medida visa assegurar a ordem durante o período de votação e apuração, reforçando a segurança em áreas estratégicas, conforme as requisições do TSE.

Author
Publicado em 09/09/2024 às 15:08h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 09/09/2024 às 15:08h Atualizado 1 mês atrás por Matheus Rodrigues
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está programado para o dia 6 de outubro (Imagem: Shutterstock)
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está programado para o dia 6 de outubro (Imagem: Shutterstock)

🚨 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, a participação das Forças Armadas no processo eleitoral de 2024.

A medida visa assegurar a ordem durante o período de votação e apuração, reforçando a segurança em áreas estratégicas, conforme as requisições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A atuação das Forças Armadas em eleições está prevista tanto na Constituição Federal quanto no Código Eleitoral, e a decisão deste ano foi assinada conjuntamente pelo presidente Lula, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antonio Amaro dos Santos.

➡️ Leia mais: Eleitores devem atualizar app do e-Título antes das eleições

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está programado para o dia 6 de outubro, com o segundo turno, onde aplicável, em 27 de outubro.

Com um aumento de 5% no número de eleitores em comparação a 2020, espera-se que mais de 55,9 milhões de eleitores participem, fazendo desta a maior eleição municipal já registrada no Brasil.

📈 Ao todo, são mais de 461 mil candidaturas registradas, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Esse reforço na segurança tem como objetivo garantir que o processo ocorra de forma tranquila e sem interferências, assegurando o direito democrático dos brasileiros.