Lula diz que recebeu carta de Milei: 'ainda não li'
Esse seria segundo documento do presidente argentino depois de ataques ao brasileiro

Nesta terça-feira (23), o presidente Lula revelou que recebeu uma segunda carta do mandatário argentino Javier Milei. Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, ele disse que ainda não teve tempo de ler o documento.
"Não sei o que ele está dizendo na carta", disse, em resposta a um jornalista. "A única coisa que posso adiantar é que, depois de ler, tenho interesse de que a imprensa saiba o que o presidente da Argentina quer conversar com o Brasil", afirmou.
A carta em questão teria sido entregue ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, na semana passada, durante visita da ministra das Relações Exteriores do país vizinho, Diana Mondino. O tom seria de apaziguamento dos ânimos, depois que Milei fez insultos a Lula.
📋 Leia também: Google proibirá publicidade política para as eleições municipais 2024
A imprensa argentina destaca que a carta seria um pedido de encontro entre os presidentes em algum fórum mútuo, como o G20, que inclui as duas potências da América do Sul. Neste ano, o encontro anual será realizado no Rio de Janeiro, em novembro.
O Brasil é o principal parceiro econômico da Argentina na América Latina. No último relatório emitido pela Casa Rosada, junto de China e Estados Unidos, os produtos brasileiros somavam quase 35% de tudo que chegou ao país.
Milei insultou Lula
Em novembro do ano passado, ainda na disputa pela presidência da Argentina, o libertário argentino chamou Lula de "comunista" e de "corrupto". O então candidato ainda afirmou que, se fosse eleito, não teria encontros com o petista.
"Não vou fazer negócios com nenhum comunista. Eu sou um defensor da liberdade, da paz e da democracia. Os comunistas não entram aí. Os chineses não entram aí. Putin não entra aí. Lula, digamos, não entra aí", disse.
Depois do pleito, o político tentou distender as relações, convidando o brasileiro para a posse, que não aceitou o chamado e enviou o ministro das Relações Exteriores para representá-lo. Em contrapartida, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido em Buenos Aires como chefe de estado.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.