Lula: “Dinheiro bom é dinheiro transformado em obras”
Em meio a debate sobre meta fiscal, Casa Civil garantiu que declaração não indica aumento dos gastos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (3) que "dinheiro bom é dinheiro transformado em obras". Em meio aos debates sobre a meta fiscal de 2024, a Casa Civil garantiu, por sua vez, que a mensagem não significa uma licença para ampliar os gastos públicos.
"Para quem está na Fazenda, dinheiro bom é dinheiro no Tesouro. Mas, para quem está na Presidência, dinheiro bom é dinheiro transformado em obras. É dinheiro transformado em estradas, escola, saúde", afirmou Lula. E seguiu: "Se o dinheiro estiver circulando e gerando emprego, é tudo o que um político quer e um presidente deseja".
Leia também: Reforma tributária: IVA terá alíquota de até 27,5%
O chefe do Executivo pediu, então, que seus ministros não deixem "sobrar dinheiro que está previsto para ser investido nos ministério". Lula disse ainda que pretende viajar o Brasil a partir de 2024 para visitar obras de infraestrutura e destacou que, além de fornecer serviços públicos, o objetivo dessas obras é criar empregos.
A declaração foi realizada em uma reunião com os ministros da área de infraestrutura e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira (3). Lula explicou que Haddad é o "libertador de dinheiro, o cara que põe dinheiro na mão dos ministérios".
Casa Civil nega aumento de gastos
A declaração de Lula ocorre em meio ao debate sobre a meta fiscal de 2024. Há uma semana, o presidente disse que o governo "dificilmente" cumprirá a meta de zerar o déficit das contas públicas em 2024 e falou que não pretende começar o ano cortando gastos públicos. Por isso, a possibilidade de mudança da meta vem sendo discutida em Brasília, embora o ministério da Fazenda defenda a manutenção do compromisso de zerar o deficit.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse, no entanto, que não há possibilidade de ampliação dos gastos públicos. Segundo ele, o que Lula pediu aos ministros nesta sexta-feira (3) é eficiência na execução dos orçamentos. "Independente do debate da meta, não há nenhuma possibilidade de aumentar o gasto público, nem de investimento, nem de custeio", afirmou, na saída da reunião com o presidente.
Rui Costa destacou ainda que, apesar das discussões sobre a meta fiscal, o arcabouço fiscal não permite a elevação dos gastos públicos. "O orçamento está dado, o planejamento foi feito e não haverá alteração dos investimentos feitos por deliberação de se investir mais porque o arcabouço está dado e é limitador do gasto público", afirmou.
Assim como Haddad, o ministro da Casa Civil evitou falar sobre a possibilidade de mudança da meta fiscal de 2024. Ele disse que, quando houver novidades sobre o assunto, caberá ao Ministério da Fazenda fazer o anúncio.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.