Lula ameaça impor tarifas recíprocas aos EUA: "Trump não é xerife do mundo"
Tarifas devem ser anunciadas caso Brasil não consiga uma solução para o assunto na OMC.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (27) que o governo brasileiro não vai ficar "quieto" diante das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos.
Segundo Lula, o Brasil vai levar o assunto à OMC (Organização Mundial do Comércio). Mas, se não conseguir uma solução para esta questão na organização, vai responder com tarifas recíprocas aos produtos americanos.
⚠️"Nós vamos recorrer à OMC e, se não tiver resultado, a gente vai utilizar os instrumentos que nós temos que é a reciprocidade e taxar os produtos americanos. É isso que nós vamos fazer", afirmou.
Lula falou sobre o assunto ao final da sua viagem ao Japão. Por isso, ainda disse esperar que o governo japonês "faça o mesmo", lembrando que "os Estados Unidos importam muito o carro japonês".
"Nós temos duas decisões a fazer. Uma é recorrer na Organização Mundial do Comércio, que nós vamos recorrer, e a outra é a gente sobretaxar os produtos americanos que nós importamos. É colocar em prática a lei da reciprocidade. Não dá para a gente ficar quieto, achando que só eles têm razão e que só eles podem taxar outros produtos", reforçou.
🗣️ Em uma crítica aberta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; Lula disse que "o presidente americano não é xerife do mundo".
"Ele é apenas presidente dos Estados Unidos. Então, é importante que, ao invés de tomar medidas unilaterais, que ele pudesse conversar com os governadores de outros países, com os presidentes, com os políticos de outros países para tomar suas decisões", declarou.
Leia também: Trump anuncia tarifas comerciais de 25% em todos os carros não 'made in' nos EUA
Impacto das tarifas
Na avaliação de Lula, o tarifaço de Trump é "preocupante", porque prejudica o multilateralismo e o livre comércio entre os países e ainda impõe desafios aos americanos, como a alta dos preços.
💲 Trump anunciou tarifas sobre as importações de aço, alumínio, carros e outros itens e ainda promete impor tarifas recíprocas a parceiros comerciais dos Estados Unidos. Com isso, Trump tentar proteger a indústria americana. No entanto, especialistas dizem que essa política tende a elevar os preços e a inflação americana, pressionando os juros.
"Eu não prevejo um quadro positivo nessa política de aumento de taxação. Eu acho que seria muito melhor discutir uma política de preços que fosse justa para quem vende, justa para quem compra, para os dois países", concluiu Lula.
Na viagem, Lula defendeu a ampliação das relações comerciais entre Brasil e Japão, mirando sobretudo as vendas de carne bovina e etanol, além dos jatos da Embraer (EMBR3). Agora, o presidente visita o Vietnã, para tentar estreitar as relações com o país.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump