JP Morgan espera alta de 1 ponto na Selic, veja detalhes
A instituição financeira atribuiu essa projeção aos efeitos do recente pacote fiscal.
🏦 A recente queda do Ibovespa, associada às preocupações com a insuficiência do pacote de ajuste fiscal anunciado pelo Ministério da Fazenda, levou instituições financeiras internacionais, como JPMorgan e Barclays, a revisarem suas projeções para a taxa Selic ao final do ciclo de alta.
Segundo o JP Morgan, o pacote “falhou em reconquistar credibilidade” sobre a política econômica. A recente política fiscal implementada pelo Ministro Fernando Haddad provocou um forte impacto nos ativos financeiros, levando o Copom (Comitê de Política Monetária) a sinalizar um aumento mais acentuado da taxa Selic.
A expectativa é de que a taxa básica de juros seja elevada em um ponto percentual na próxima reunião, alcançando 14,25% e marcando o maior ajuste desde março de 2022.
Leia também: Veja os bancos que devem ganhar com a isenção do IR, segundo o Itaú BBA
A depreciação cambial, com o dólar atingindo a marca de R$ 6 na última quinta-feira (29), pode reavivar as pressões inflacionárias na economia brasileira, segundo análise do JP Morgan. A instituição financeira atribuiu essa projeção aos efeitos do recente pacote fiscal.
💰“Câmbio fraco e um novo salto de deterioração das expectativas de inflação podem levar a uma pressão inflacionária ainda maior”, diz o banco americano.
De acordo com o JP Morgan, uma política monetária mais acomodatícia pode levar a projeções de inflação acima da meta do Banco Central. A instituição destacou ainda que o conflito entre as políticas fiscal e monetária, agravado pelo anúncio do pacote fiscal, justifica um ciclo de aperto monetário mais intenso.
Barclays também reajustou estimativas
O Barclays também revisou suas projeções para a próxima reunião do Copom e para o nível máximo da taxa Selic. Roberto Secemski, economista do banco para o Brasil, avalia o pacote fiscal como um "esforço bem-vindo" para fortalecer o arcabouço fiscal até 2026.
💲 No entanto, o especialista ressalta que, isoladamente, as medidas anunciadas não garantem o cumprimento das metas de déficit zero em 2025 e superávit primário em 2026.
Diante da reação negativa dos ativos brasileiros, o Barclays projeta um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, em dezembro. A instituição financeira estima que o ciclo de alta dos juros culminará em uma taxa terminal de 13,50%, revisando para cima sua projeção anterior de 12,75%.
“Agora nós esperamos que o BC acelere o ritmo de aperto monetário pela segunda vez consecutiva, elevando a Selic a 75 pontos-base em dezembro, para 12%”, diz a Barclays.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros