JBS (JBSS3) vai avançar com a dupla listagem; veja cronograma

Operação foi aprovada por acionistas minoritários em assembleia realizada nesta sexta-feira (23).

Author
Publicado em 23/05/2025 às 12:12h - Atualizado 44 minutos atrás Publicado em 23/05/2025 às 12:12h Atualizado 44 minutos atrás por Marina Barbosa
Com dupla listagem, JBS terá ações listadas nos EUA e BDRs no Brasil (Imagem: Shutterstock)
Com dupla listagem, JBS terá ações listadas nos EUA e BDRs no Brasil (Imagem: Shutterstock)

A JBS (JBSS3) vai avançar com a dupla listagem das suas ações. A operação foi aprovada pelos acionistas minoritários da companhia em assembleia realizada nesta sexta-feira (23) e deve ser efetivada nos próximos 15 dias.

🗓️Com a dupla listagem, a JBS passará a ter ações listadas nos Estados Unidos e BDRs (Brazilian Depositary Receips) no Brasil. Por isso, as atuais ações da companhia só devem seguir em negociação na B3 até o próximo dia 6 de junho.

Pela proposta da JBS, essas ações serão incorporadas pela companhia. Em contrapartida, os atuais investidores vão receber 1 BDR para cada 2 ações detidas na despedida das ações da B3, além de um dividendo de R$ 1 por ação.

A conclusão da operação, contudo, ainda depende da aprovação da listagem das ações da JBS na Nyse (Bolsa de Valores de Nova York) e da aprovação do seu programa de BDRs na B3.

A JBS, por sua vez, espera conseguir essas aprovações com celeridade. Por isso, a companhia espera concluir a operação em 6 de junho e já colocar os BDRs em negociação na B3 em 9 de junho.

Veja o cronograma estimado pela empresa:

  • 30 de maio: conclusão do registro com emissor estrangeiro na CVM;
  • 6 de junho: último dia de negociação das ações da JBS na B3;
  • 9 de junho: início da negociação dos BDRs da JBS;
  • 11 de junho: crédito dos BDRs nos extratos dos acionistas;
  • 12 de junho: início da negociação das ações da JBS na Nyse;
  • 16 de junho: pagamento dos dividendos.

Dupla listagem

📊 A JBS conseguiu aprovar a dupla listagem mesmo depois de seus acionistas mostrarem-se divididos sobre o assunto em uma votação parcial.

Consultorias como a ISS (Institutional Shareholder Services) chegaram a recomendar a rejeição da proposta, dizendo que a medida poderia implicar no aumento do poder de voto dos controladores da JBS.

Em nota, o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, disse que "o resultado da assembleia demonstra que os acionistas estão confiantes nos benefícios gerados a partir da dupla listagem e na adequação da estrutura societária ao perfil global e diversificado da Companhia".

💲 A JBS vê a dupla listagem como uma forma de atrair mais acionistas e, assim, ampliar a sua capacidade de investimento. Além disso, diz que a medida permitirá a construção de uma estrutura corporativa que reflita melhor a sua presença global.

"A medida deve destravar ainda mais valor da JBS, com maior acesso a investidores e a juros mais competitivos, para ampliar a capacidade de financiar o crescimento a um menor custo, acelerando a estratégia de diversificação", afirmou o CFO da JBS, Guilherme Cavalcanti.

JBSS3

JBS
Cotação

R$ 41,46

Variação (12M)

61,07 % Logo JBS

Margem Líquida

2,46 %

DY

11.79%

P/L

8,44

P/VP

2,12